Mulheres da Bíblia: (lições de vida) ANA, ESPOSA DE ELCANA
Ana era esposa de Elcana, que viveu na cidade de Ramá por volta de 1170 a.C. O seu marido contrairia novo casamento com uma mulher de nome Penina, por ser Ana estéril; o novo casamento estava dentro das possibilidades de Elcana, que buscou a aplicação do Código de Hamurabi, dispositivo que foi recepcionado pela Lei Judaica, de acordo com o livro de Deuteronômio, que diz: "Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e a amada e a desprezada lhe derem filhos, e o filho primogênito for da desprezada." (Deuteronômio 21:15)
Anualmente a família de Elcana viajava em torno de 18km para a cidade de Siló, ao norte de Betel, para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor. Elcana provinha de uma família de alto nível social e muito religiosa.
Neste período havia uma tradição entre as mulheres que aquela que não tivesse filhos tinha sobre si uma maldição, o que fazia Ana sofrer de dores de amargura e de humilhação, assim como diz o livro de Samuel: "Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha". (1 Samuel 1:10-11)
Certa manhã, o sacerdote Eli, pela madrugada, encontrou a mulher chamada Ana, deitada em pratos em frente ao santuário, logo pensou que estava embriagada e a repreendeu, porém Ana lhe disse que estava com a alma amargurada e ele, ao ver seu semblante, sentiu a presença de Deus na vida de Ana e profetizou: "Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste". (1 Samuel 1:17)
Naquele mesmo dia, Elcana conheceu sua mulher e ela concebeu a um filho chamado Samuel, que significa: foi chamado pelo Senhor. A maldição de Ana, Deus transformou em bênção para ela e para todo o povo de Israel.
A sua bênção foi tão grande que mais tarde Samuel foi eleito por Deus e pelo povo juiz e profeta sobre Israel. A dor, a tristeza e o desprezo, Deus pode transformar em grande bênção, basta apenas crer. Creia... Creia... E aceite, pois a sua misericórdia dura para sempre.
REFLEXÃO
A mulher que ama a Deus
Governa bem a sua casa e os seus filhos (Pv. 31: 10 ao 12 )
Executa tarefas manuais com habilidade e disposição (Pv. 31:13)
É atenta com sua casa e em nada sua família tem falta (Pv. 31: 14 e 15)
Seu colar é a sabedoria e a prudência (Pv. 31:16)
Cuida do seu corpo e tem um espírito forte em Cristo (Pv. 31:17)
Utiliza suas dádivas para servir com amor, é conselheira (Pv. 31: 18 e 19)
EDNEIDE SANTANA!!
domingo, 26 de janeiro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A HISTORIA DE MARIA MADALENA ( RESUMO)
A história de Maria Madalena na Bíblia Maria Madalena, como era chamada, foi uma discípula e seguidora de Jesus . Ela foi cura...
-
Versículos de Gratidão Um coração grato deve ser uma realidade na vida de qualquer pessoa que se considera cristão. Porque quem s...
-
Versículos de Páscoa Páscoa na Bíblia Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cris...
-
SÉRIE PRINCÍPIOS BÍBLICOS - ESTUDO SOBRE CARÁTER Textos-base: Gn 1:26 / I Co 6:9; 11:1 / Gl 5:16-21 / 1Pe 1:16 “Sede santos, porque Eu ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário