Deus é obrigado a salvar a todos?
Deus julga em equidade, não em soberania. Ele
estabeleceu a sua palavra como parâmetro de justiça e a palavra de Deus é
perfeita. Deus julga com equidade porque como legislador e juiz se submete à
sua palavra “Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela
tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de
todo o teu nome” ( Sl 138:2 ).
Li a seguinte premissa que deriva de uma
lógica simplista: ‘Por salvar a alguns, Deus não é obrigado a salvar a todos’,
e não pude me abster de tecer um comentário.
Tal premissa foi extraída da seguinte
argumentação: “Se a salvação é uma questão de justiça, algo que o homem tem o
direito de reivindicar perante Deus, já não é mais graça – favor imerecido.
Deus não deve nada a ninguém. Não devemos ficar admirados de Deus não salvar a
todos, mas de salvar a alguns. É ardilosa a lógica desta premissa, pois tem
aparência verdade, mas é contrária a equidade de Deus.
O que a bíblia diz?
Deus nada deve a ninguém ( Jó 41:11 ), porém,
esta verdade não valida a argumentação acima, visto que em Deus os homens
existem, bem como tudo é sustentado por Ele e para Ele ( At 17:28 ; Hb 2:10 ).
Antes mesmo de existir o mundo, Deus se
obrigou a conceder vida eterna aos homens, embora nada devesse às suas
criaturas “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir,
prometeu antes dos tempos dos séculos” ( Tt 1:2 ).
Diferente dos homens, Deus é fiel e
verdadeiro, pois vela sobre a sua palavra para cumpri-la, ou seja, Deus se
obriga a cumprir a sua palavra apesar de sua soberania ( Jr 1:12 ).
Deus anunciou que Abraão teria um filho
proveniente de suas entranhas e que a sua descendência seria incontável como as
estrelas do céu e, mesmo a esposa de Abraão sendo estéril, ele creu em Deus e
isto lhe foi imputado por justiça ( Gn 15:6 ).
Deus não devia nada a Abraão, mas quando
prometeu graciosamente conceder-lhe um herdeiro e uma descendência numerosa,
Deus se obrigou a cumprir a sua palavra. Abraão nada deu a Deus que merecesse a
promessa, porém, a promessa de Deus jamais voltaria atrás ( Rm 11:29 ).
Além de se obrigar a cumprir a sua palavra (
Hb 6:18 ), Deus não faz acepção de pessoas ( Dt 10:17 ).
O apóstolo Pedro quando viu Deus agraciando os
gentios com o dom do Espírito chegou a seguinte conclusão: “Reconheço por
verdade que Deus não faz acepção de pessoas…” ( At 10:34 ).
Embora ‘Deus não é obrigado a salvar todos’,
Ele se obrigou a salvar todos que creem no nome do seu Filho por dois motivos:
a) Ele prometeu vida eterna antes dos tempos eternos, e; b) E não faz acepção
de pessoas.
Ao ver os gentios sendo agraciados por Deus, o
apóstolo Pedro conclui que: “… mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer
nação, o teme e faz o que é justo” ( At 10:35 ).
Deus aceitou o gentio Abraão porque creu e
isto lhe foi imputado por justiça, do mesmo modo Deus se obriga a aceitar
qualquer pessoa, de qualquer nação, que O teme e faz o que é justo como o
crente Abraão! Nele não há acepção de pessoas, pois Deus não julga com dois
pesos e duas medidas.
Embora Deus não tenha recebido primeiramente
nada de ninguém ( Jó 41:11 ), contudo, por não fazer acepção de pessoas, Ele se
obrigou a salvar todos os homens que tiverem a mesma fé que Abraão ( Gl 3:9 ).
Deus não deve nada a ninguém, porém, qualquer crente como Abraão é bem
aventurado, isto porque Deus não é devedor ao homem, mas à sua palavra.
Para ser dom gratuito, necessariamente a
salvação tem que ser incondicional? Quem estabeleceu que para ser um dom de
Deus necessariamente a salvação teria de ser incondicional? A condição é
patente: “Ouvi, e a vossa alma viverá” ( Is 55:3 ); “Olhai para mim e sereis
salvos” ( Is 45:22 ), e nessa condição não há mérito algum. Qual o mérito em
ouvir? Qual o mérito em olhar? Não é este o objetivo da palavra da fé, que os
homens obedeça a sua palavra? “E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer
a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na
presença de todos vós, esta perfeita saúde” ( At 3:16 ).
O modelo de predestinação que foi proposto na
reforma estabelece que Deus escolheu e predestinou alguns homens a serem
salvos, o que demandaria Deus velar do homem para salvá-lo, porém, a promessa
divina é diferente, pois Deus vela, não do homem, mas da sua palavra para
cumprir: “… Eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la” ( Jr 1:12 ).
Deus não decretou salvo quem Ele anteviu, e
nem por ser Soberano decretou que alguns homens seriam salvos. Por quê? Porque
Deus não faz acepção de pessoas! Para Deus nenhum dos homens é diferente: os
gerados segundo a carne de Adão são rejeitados, e os gerados de novo, segundo
Cristo, são aceitos.
Por não fazer acepção de pessoas Deus, deseja
que todos se salvem “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao
conhecimento da verdade” ( 1Tm 2:4 );
Por não fazer acepção de pessoas Deus amou o
mundo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” ( Jo
3:16 );
Por não fazer acepção de pessoas, Deus a todos
encerrou debaixo da desobediência de Adão para que Ele pudesse usar de
misericórdia com todos através da obediência de Cristo, o último Adão “Mas a
Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus
Cristo fosse dada aos crentes” ( Gl 3:22 ; Rm 11:32 );
Por não fazer acepção de pessoas, Deus não faz
distinção entre os membros do corpo de Cristo “Nisto não há judeu nem grego;
não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em
Cristo Jesus” ( Gl 3:28 ).
A base da salvação não é a eleição e nem a
predestinação, antes é a palavra de Deus. Desde Abel a salvação se dá por
intermédio da palavra que concede vida aos homens ( Dt 8:3 ). Assim como Deus,
na velha aliança, disse que o homem viverá da palavra da Sua boca, na nova
aliança quem dá vida é o pão vivo que desceu do céu “Como está escrito: Eis que
eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele
que crer nela não será confundido” ( Rm 9:33 ).
Por salvar Abraão porque creu na sua palavra,
Deus se obriga a salvar a todos que tenham a mesma confiança que teve o crente
Abraão. Deus é justo, e a salvação é uma questão de justiça proveniente de um direito
“E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou
mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e
herdará a vida eterna” ( Mt 19:29 ).
Qualquer que deixar casa, irmãos, irmãs, pai e
mãe tem o direito a vida eterna, e a aplicabilidade universal da promessa é o
que se denomina equidade “Por isso, o SENHOR esperará, para ter misericórdia de
vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é um
Deus de equidade; bem-aventurados todos os que nele esperam” ( Is 30:18 ).
Como Deus é Deus de equidade, somente os que
nele esperam são bem-aventurados, ou seja, quem ouve e crê na palavra de Deus
“Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando
sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não
quisestes” ( Is 30:15 ). Haveria algum mérito por parte do homem em voltar e
descansar? Estar sossegado e confiante é meritório? Não! Estar sossegado e
descansado é o exercício da confiança na palavra da fé somente.
O erro que a teologia reformada apresenta
sobre os temas eleição e predestinação não leva em conta a equidade de Deus,
pois fixa, sem critérios, o tratamento que Deus dispensa para com as suas
criaturas. Equidade é justiça e igualdade! Deus faz justiça a todos os homens
sem distinção alguma.
Deus julga em equidade, não em soberania. Ele
estabeleceu a sua palavra como parâmetro de justiça e a palavra de Deus é
perfeita.
Deus julga com equidade porque como legislador
e juiz se submete à sua palavra “Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e
louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois
engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome” ( Sl 138:2 ).
Não é de se admirar que Deus salva apenas
alguns, antes devemos nos admirar pelo fato de Deus possuir todo poder nos céus
e na terra e se resignar a desejar que todos os homens se salvem e, sem violar
a sua palavra, salvar somente aqueles que creem na sua palavra. Fico admirado
de Deus resistir à sua própria vontade, pois não basta Ele querer que todos se
salvem, antes é necessário que venham ao conhecimento da verdade para que Ele
possa dignificar-se em salvá-los ( 1Tm 2:4 ), porque onde está o Espírito de
Deus, ai há liberdade.
Fico admirado também de que Deus tenha providenciado
poderosa salvação a todos os homens “Porque a graça de Deus se há manifestado,
trazendo salvação a todos os homens” ( Tt 2:11 ) e, apesar de ser oniponte,
roga, por intermédio dos seus embaixadores, que os homens se reconciliem com
Ele “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós
rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus” (
2Co 5:20 ).
Deus não é obrigado a salvar a todos, mas se
obrigou a salvar os crentes pela loucura da pregação “Visto como na sabedoria
de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar
os crentes pela loucura da pregação” ( 1Co 1:21 ). É admirável que Deus se
obrigue a salvar a todos que n’Ele crê, sem fazer acepção alguma.
Apontar a soberania de Deus para justificar a
afirmação de que Deus salva alguns em detrimento de outros, fere a perfeição de
Deus pois, apesar de ser soberano:
Deus não nega a si mesmo ( 2Tm 2:13 );
Deus não pode mentir ( Tg 1:12 );
Deus a ninguém oprime ( Jó 37:23);
A ninguém tenta ( Tg 1:13 );
Deus não aceita suborno ( 2Cr 19:7 );
Deus não faz acepção de pessoas ( 2Cr 19:7 );
Deus não pode deixar de fazer justiça, e ( Lc
18:7 );
Deus não atende pedidos que contrarie a sua
natureza ( Ex 32:32 ).
Apesar de ter vontade de salvar todos os
homens e ser poderoso para fazê-lo, por ser justo e equânime Deus salvará
somente os que O amam “E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que
guardam os meus mandamentos” ( Ex 20:6 ).
Basta aprender o significado de “Misericórdia
quero, e não sacrifício” ( Mt 9:13 ), que se compreenderá a palavra que diz:
“Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia” ( Ex 33:19 ), pois Deus faz
misericórdia aos que tem misericórdia ( Os 6:4 -6).
Por causa da promessa de vida eterna que é
anterior aos tempos dos séculos, Deus se obrigou a salvar todos quantos creem (
Tt 1:2 ), pois terá misericórdia dos misericordiosos ( Mt 5:7 ).
EDNEIDE SANTANA!!!
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