O CHORO PODE DURAR UMA NOITE MAS ALEGRIA VEM AO
AMANHECER
Referência: Mateus 5.4
INTRODUÇÃO
1. Esta bem-aventurança contém o
maior paradoxo do Cristianismo. Poderíamos traduzir: “Felizes os infelizes”.
Que espécie de tristeza é esta que pode produzir a maior felicidade?
2. A palavra usada por Jesus para
chorar (panthoutes) significa lamentar, prantear pelo morto. Entristecer-se com
uma profunda tristeza que toma conta de todo ser de tal maneira que não pode se
ocultar (Trench).
3. A palavra chorar é o termo
mais forte da língua grega para denotar dor e sofrimento. É a palavra que se
usa para descrever a morte de um ser querido. Na LXX é a palavra que descreve o
lamento de Jacó quando creu que José, seu filho estava morto (Gn 37:34). Não se
trata apenas da dor que faz doer o coração, mas da dor que faz nos chorar.
4. Nem todos os que choram são
felizes e nem todos os que choram serão consolados. Então, de que tipo de choro
Jesus está falando? Choramos por várias razões: choramos pelo luto, choramos de
dor física, choramos pela decepção, pelo desespero, pela desesperança, pela
saudade, pela compaixão, pela solidão, pela depressão, por amor. Mas de que
tipo de choro Jesus está tratando nessa bem-aventurança?
5. Jesus está tratando de duas
coisas: 1) Uma declaração: Felizes são os que choram. 2) Uma promessa: esses
serão consolados.
I. O QUE ESSE CHORO NÃO
SIGNIFICA?
1. Não é o choro carnal
O choro carnal é aquele que uma
pessoa lamenta a perda de coisas exteriores e não a perda da pureza. A tristeza
do mundo produz morte (2 Co 7:10). Amnom chorou de tristeza até possuir sua
própria irmã, para depois desprezá-la (2 Sm 13:2). Acabe chorou por não ter a
vinha de Nabote, a qual cobiçava (1 Rs 21:4). Faraó chorou por ter feito o bem,
por ter libertado o povo. Ele arrependeu-se de seu arrependimento (Ex 14:15).
2. Não é o choro do remorço e do
desespero
Esse foi o choro de Judas. Ele
viu seu pecado, ele se entristeceu. Ele confessou seu pecado, ele justificou
Cristo, dizendo que ele era inocente. Ele fez restituição. Mas Judas está no
inferno e parece ter feito muito mais que muitos fazem hoje. Ele confessou seu
pecado. Ele fez restituição. Sua consciência o acusou de ter adquirido aquele
dinheiro de forma vil. Mas Judas chorou pelo pecado, mas não foram lágrimas de
arrependimento, senão de remorço.
3. Não é o choro do medo das
consequências do pecado
Quando Caim matou seu irmão Abel,
Deus o confrontou. Ele, então disse,”é tamanho o meu castigo, que já não posso
suportá-lo” (Gn 4:13). Seu castigo afligiu-o mais do que o seu pecado. Chorar
apenas pelo medo do castigo, apenas pelo medo do inferno é como o ladrão que
chora porque foi apanhado e não pela sua ofensa. As lágrimas do ímpio são
forçadas pelo fogo da aflição e não do arrependimento.
4. Não é o choro apenas externo e
teatral
Jesus diz que os fariseus
“mostram-se contristados e desfiguram a face com o fim de parecer aos homens
que jejuam” (Mt 6:16). Os olhos estão molhados, mas o coração está seco. Os
olhos estão umedecidos, mas o coração endurecido. Quando Acabe soube do juízo
de Deus sobre ele e seu reino rasgou as vestes e vestiu-se com pano de saco (1
Rs 21:27). Suas vestes estavam rasgadas, mas não seu coração. Ele vestia-se de
pano de saco, mas não havia choro pelo pecado.
II. O QUE ESSE CHORO SIGNIFICA
1. Deve ser um choro espontâneo
A mulher pecadora de Lucas 7
revelou um arrependimento espontâneo e voluntário. Ela lavou os pés de Jesus
com suas lágrimas. Ela veio com unguento em suas mãos, amor em seu coração e
lágrimas em seus olhos.
2. Deve ser um choro espiritual
É o choro pelo pecado e não
apenas pelas consequências do pecado. Faraó pediu para tirar as pragas, mas
jamais desejou tirar as pragas do seu coração. Quando Deus confrontou Davi ele
arrependeu-se do pecado e chorou pelo pecado, mais do que pelas consequências
do seu pecado. Ele disse: “O meu pecado está sempre diante de mim”. Ele não
disse: a espada está sempre diante de mim, o castigo está sempre diante de mim.
A ofensa contra Deus feriu-o mais do que o juízo de Deus sobre o seu pecado.
a) Devemos chorar pelo pecado
porque ele é um ato de hostilidade e inimizade contra Deus – O pecado ofende e
resiste o Espírito Santo (At 7:51). O pecado é contrário à natureza de Deus.
Deus é santo e o pecado é uma coisa imunda. O pecado é contrário à vontade de
Deus. A palavra hebraica para pecado significa rebelião. O pecado luta contra
Deus (At 5:39).
b) Devemos chorar pelo pecado
porque ele é um ato de consumada ingratidão contra Deus – Deus enviou-nos seu
Filho para redimir-nos do pecado e seu Espírito para confortar-nos. Nós pecamos
contra o sangue de Cristo, a graça do Espírito e não deveríamos chorar? O
pecado contra o amor de Deus é pior do que o pecado dos demônios, porque a eles
jamais foi oferecido a graça. Mas nós caímos e nos foi oferecida graça e ainda
pecamos contra ela? Pecamos contra aquele que morreu por nós? Pecamos contra
aquele que habita em nós?
c) Devemos chorar pelo pecado
porque ele nos priva das coisas excelentes – O pecado nos priva do maior bem, a
comunhão com Deus (Is 59:2). Quando pecamos não apenas a paz vai embora, mas
Deus também vai embora. Não há comunhão entre trevas e luz. Quando choramos
pelo pecado, ansiamos não apenas a volta das bênçãos, mas a volta de Deus (Ex
33). Devemos não apenas chorar, mas voltar-nos para Deus com choro (Jl 2:12).
As lágrimas do arrependimento são como as águas do Jordão, elas nos purificam
da nossa lepra. Devemos chorar não apenas para nos abster do pecado, mas para
odiar o pecado.
3. Deve ser um choro pelo nosso
próprio pecado
Feliz é aquele que chora pelo seu
próprio pecado. O pecado nos faz pior da que uma serpente. A serpente não tem
nada dentro dela senão o veneno que Deus mesmo pôs nela. O veneno é medicinal.
Mas o pecador tem dentro de si o que o diabo pôs dentro dele. Pedro disse para
Ananias: “Ananias, por que Satanás encheu o seu coração para você mentir ao
Espírito Santo?” (At 5:3). Nós temos em nós todas as sementes daqueles pecados
que condenam as pessoas ao inferno. Aquele que não chora pelos seus pecados
perdeu completamente sua razão.
Será que Esdras errou quando
orava fazendo confissão, “chorando prostrado diante da Casa de Deus?” (Ed
10:1). Será que Paulo errou ao gemer: “Desventurado homem que sou! Quem me
livrará do corpo desta morte?” (Rm 7:24). Há pouco choro pelo pecado em nós e
entre nós
O choro pelo pecado deve ser um
choro intenso. A palavra que Jesus usou é a mais intensa para o sofrimento. É a
mesma palavra da dor do luto por quem amamos. Foi a palavra usada para o choro
de Jacó por José. Pedro chorou amargamente depois de negar a Jesus. Esse deve
ser o lamento pelo pecado dentro da igreja.
O que se opõe ao choro pelo
pecado? Primeiro, é a dureza de coração ou coração de pedra (Ez 36:26). Um
coração de pedra não pode se derreter em lágrimas. Esse coração é conhecido
pela insensibilidade e pela inflexibilidade. A Bíblia nos exorta a não
endurecermos o nosso coração (Hb 3:7,8). Hoje nós choramos pelos tempos
difíceis, mas não pelos corações duros.
Muitos em vez de chorar pelo
pecado, alegram-se nele – A Bíblia fala daqueles que se alegram de fazer o mal
(Pv 2:14), daqueles que se deleitam na injustiça (2 Ts 2:12). Esses são piores
do que os condenados que estão no inferno. Os ímpios que estão no inferno, não
se deleitam mais no pecado. Ora se Cristo verteu o seu sangue pelo pecado,
alegrar-nos-emos nele? O choro pelo pecado é o único caminho para nos livrarmos
da ira vindoura.
4. Deve ser um choro pelo pecado
dos outros
Davi chorou pelos pecados
daqueles que desobedecem a Deus: “Torrentes de água nascem dos meus olhos,
porque os homens não guardam a tua lei”. Jeremias chorou a condição terrível de
Jerusalém sendo destruída. Jesus chorou sobre a cidade impenitente de
Jerusalém. Paulo disse: “Pois muitos andam entre nós…e agora vos digo até
chorando, que são inimigos da cruz de Cristo” (Fp 3:18).
Devemos chorar pelas blasfêmias
da nação. Pela violação do pacto, pela profanação do nome de Deus, pela remoção
dos marcos e dos absolutos. Devemos chorar pela escassez daqueles que choram.
Devemos chorar pela frieza da igreja. Devemos chorar pela falta de choro pelo
pecado na igreja. Devemos chorar por causa dos escândalos que afastam as
pessoas de Deus e do evangelho.
III. QUAIS SÃO OS MOTIVOS PARA
ESSE CHORO
1. O choro pelo pecado é o melhor
uso das lágrimas
Se você chorar apenas por perdas
de coisas materiais, você desperdiçará suas lágrimas. Isso é como chuva sobre a
rocha, não tem benefício. Mas o choro do arrependimento é composto de lágrimas
bem-aventuradas, de lágrimas que curam, que libertam.
2. O choro pelo pecado é uma
evidência da graça de Deus
O choro pelo pecado é um sinal do
novo nascimento. Assim como a criança chora ao nascer, aquele que nasce de novo
também chora ao pecar. Um coração de pedra jamais se derrete em lágrimas de
arrependimento. Só um coração de carne, é sensível à voz de Deus.
Aqueles que nascem do Espírito,
que têm um coração quebrantado, têm também tristeza pelo pecado.
3. O choro pelo pecado é precioso
Quando a mulher pecadora lavou os
pés de Jesus com suas lágrimas e enxugou-os com os seus cabelos, podemos
afirmar que suas lágrimas foram um unguento mais precioso do que o melhor
perfume. Quando os nossos corações se quebram amolecidos pela graça, então, o
perfume das nossas obras trescalam suavemente. A Bíblia diz que há alegria no
céu por um pecador que se arrepende (Lc 15:7). As lágrimas clamam com
eloquência pela misericórdia. Jacó orou e chorou e prevaleceu com Deus e com os
homens (Os 12:4). As lágrimas derretem o próprio coração de Deus.
4. O choro pelo pecado produz
alegria
O choro pelo pecado é o caminho
da verdadeira alegria. Davi, o homem de lágrimas, foi também o mais doce cantor
de Israel. “Minhas lágrimas foram o meu alimento” (Sl 42:3). As lágrimas do
penitente são mais doces do que todas as alegrias mundanas. Quando Ana chorou
diante de Deus, ela voltou para a sua casa com um brilho em seu rosto e com a
vitória de Deus em sua vida.
5. O choro pelo pecado agora,
previne o choro no inferno depois
O inferno é um lugar de choro e
ranger de dentes (Mt 8:12). Mas, agora, Deus recolhe as nossas lágrimas no seu
odre (Sl 56:8). Agora Jesus diz: “Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis
de lamentar e chorar” (Lc 6:25). Agora as lágrimas são bem-aventuradas
lágrimas. Agora é o tempo certo de chorar pelo pecado. Agora o choro é como
chuva da primavera. Mas se não chorarmos agora, iremos chorar tarde demais!
É melhor derramar lágrimas de
arrependimento do que lágrimas de desespero. Aquele que chora agora é
bem-aventurado. Aquele que chora no inferno é amaldiçoado. Aquele que destampa
as feridas da alma e chora pelo pecado livra a alma da morte eterna.
O choro pelo pecado pavimenta a
estrada para a Nova Jerusalém. Para entrar no céu não basta ir à igreja, dar
esmolas, fazer caridade. O único caminho é você chorar pelos seus pecados e
receber a consolação da graça em Cristo. Jesus disse: “Se porém não vos
arrependerdes, todos igualmente perecereis”. Só um remédio que a cura a doença
mortal da alma, o verdadeiro arrependimento.
6. O choro pelo pecado é temporal
e finito
Depois de um tempo de choro,
haverá um perpétuo consolo. No céu o odre de Deus contendo as nossa lágrimas
será completamente esvaziado. Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima (Ap
7:17;21:4). Quando o pecado cessar, as lágrimas também cessarão. “O choro pode
durar a noite inteira, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5).
IV. QUAIS SÃO OS OBSTÁCULOS PARA
ESSE CHORO
1. O amor ao pecado
O amor ao pecado faz o pecado
saboroso e torna o coração endurecido. Disse que amar o pecado é pior do que
praticar o pecado. Uma pessoa pode ser surpreendido na prática do pecado
inadvertidamente (Gl 6:1). Como você pode entristecer-se pelo pecado, se você
ama o pecado? Tenha cuidado com a doçura do veneno. O amor ao pecado mantém
você longe da graça.
O pecado é maligníssimo. Há a
semente da morte e do inferno em todo pecado. O salário do pecado é a morte. Amar
o pecado é amar a morte e o inferno.
2. O desespero pelo pecado
O desespero afronta a Deus,
subestima o sangue de Cristo, rejeita a graça e destrói a alma. O desespero diz
para você: Não tem mais jeito, não tem mais saída, não tem mais esperança. O desespero
é fruto do seu coração enganoso e da mentira do diabo. O desespero apresenta
Deus para a alma como um juiz carrasco. O desespero de Judas foi pior do que o
seu pecado de traição. O desespero fecha a porta da misericórdia e destrói o
arrependimento, o único fundamento da misericórdia. A Bíblia diz que é a
bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento (Rm 2:4).
3. A presunção da misericórdia
Muitos não choram pelo pecado
agora, porque estão falsamente confiando na misericórdia de Deus no dia do juízo.
É um profundo engano você repousar na misericórdia de Deus enquanto anda nos
seus pecados. A Bíblia diz: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus
pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o
nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Is 55:7).
Muitos pensam que Deus esqueceu e
perguntam: “Onde está o Deus do juízo?” (2 Pe 3:9). Ah! Dia do juízo! Deus vai
julgar suas palavras, suas obras, sua omissão e seus pensamentos! Você vai
querer fugir da ira de Deus! Você já pensou na possibilidade de Deus dizer para
você: Basta! Chega! É só mais um pecado é será o seu fim! É um terrível perigo
abusar da paciência de Deus.
Não há misericórdia sem abandono
do pecado, e não há abandono do pecado sem choro pelo pecado.
4. A procrastinação no pecado
Jesus disse que aquele que não
crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus (Jo 3:36).
Você acha cedo demais para deixar o pecado, mesmo estando sob a ira de Deus?
Você acha cedo demais para chorar pelo pecado, mesmo estando sob a potestade de
Satanás (At 26:18)? Você vai deixar para o fim, para o leito da enfermidade
para chorar pelos seus pecados? Você não sabe que é a bondade de Deus que
conduz você ao arrependimento? Você, porventura, já não ouviu Deus dizer: “Se
hoje ouvirdes a minha voz, não endureçais o vosso coração”?
V. QUAL É O CONFORTO OFERECIDO
AOS QUE CHORAM ESSE CHORO
1. O choro precede o conforto,
assim como a limpeza da ferida precede a cura
Deus guarda o seu melhor vinho
para o fim. O diabo faz o contrário. Ele mostra o melhor primeiro e guarda o
pior para o fim. Primeiro ele mostra o vinho resplandecente no copo, depois o
vinho morde como uma serpente (Pv 23:31,32). O diabo mostra o pecado como
atrativo, colorido, gostoso, doce ao paladar, e só no fim a tragédia que ele
provoca. O diabo mostrou a Judas o valor das 30 moedas de prata, o preço de um
campo. Ele mostrou a isca, depois o fisgou com o anzol. Primeiro, ele mostra a
coroa de ouro, depois mostra os dentes de leão (Ap 9:7,8).
Mas Deus depois mostra o pior
primeiro. Primeiro ele prescreve o choro, mas depois ele promete: sereis
consolados!
2. As lágrimas do arrependimento
não são lágrimas perdidas, mas sementes do conforto
Aquele que sai andando e chorando
enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes (Sl 126:5). Cristo
tem o óleo da alegria para derramar sobre aqueles que choram. Cristo transforma
o odre de lágrimas em vinho novo de alegria. O choro pelo pecado é a semente
que produz a flor da eterna alegria.
O vale de lágrimas conduz-nos ao
paraíso da alegria. Jesus disse: “A vossa tristeza se converterá em alegria”
(Jo 16:20).
O conforto que Deus dá é
fundamentado em profunda convicção (Jo 16:7,8). Ele é puro, doce, santo,
abundante, glorioso. Pedro fala da alegria indizível e cheia de glória (1 Pe
1:8).
O conforto que Jesus promete é
poderoso. A alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8:10). Esse conforto floresce
até no meio da aflição. Os crentes de Tessalônica receberam a Palavra no meio
de muita aflição, com alegria (1 Ts 1:6). Esse conforto faz você gloriar-se nas
próprias tribulações (Rm 5:3). Esse é um conforto imortal.
3. Por que, então, alguns crentes
ainda sentem a falta desse conforto?
a) Porque eles choram, mas não as
lágrimas do arrependimento – Eles vão para as lágrimas, mas não para Cristo. As
lágrimas não são o fundamento do nosso conforto, mas o caminho para ele. O
choro não é meritório. Ele é o caminho para a alegria, não a causa da alegria.
O verdadeiro conforto só pode vir de Cristo.
b) Porque eles se recusam a ser
consolados – Há pessoas que se entregam à tristeza, ao lamento, à amargura e se
recusam a ser consoladas (Sl 77:2).
c) Porque eles adiam o projeto da
felicidade apenas para o futuro – O projeto de Deus não é fazer de você uma
pessoa feliz apenas no céu, mas a caminho do céu. Você já é feliz agora. Você é
feliz enquanto chora, porque chora. Embora sua alegria aqui ainda não esteja
completa, ela já é genuína, verdadeira e real. Macarios fala da alegria de
Deus, da alegria suprema, da felicidade absoluta.
4. A natureza do conforto que
teremos no céu
A Bíblia diz que na presença de
Deus há plenitude de alegria (Sl 16:11). Haverá um dia em que os salvos estarão
vivendo no novo céu e na nova terra, onde da praça da cidade, corre o rio da
vida, onde está o trono de Deus, onde Deus enxugará dos nossos olhos toda a
lágrima.
A Bíblia descreve esse conforto
dos salvos no céu como uma festa, a festa das bodas do Cordeiro, onde vamos
descansar das nossas fadigas (Ap 14:13).
Como a Bíblia descreve essa
festa?
1) O dono desta festa é Deus –
Esta festa é a festa das bodas do Filho do Rei. Será uma festa magnificente,
gloriosa.
2) Esta festa será incomparável
em termos de alegria e provisão – O próprio Jesus levará sua noiva ao banquete.
Quantas iguarias especiais teremos no novo céu e na terra. Todos os cardápios
servidos nessa festa serão deliciosos. Não haverá falta de coisa alguma
deliciosa nessa festa. Quem alimentar-se nessa festa nunca mais terá fome. Quem
beber nessa festa nunca mais terá sede.
3) Esta festa será incomparável
em termos da companhia dos convidados – Lá estarão os salvos, os anjos, os
querubins, serafins. Cristo mesmo lá estará como dono da festa e como nosso
anfitrião. Estaremos na incontável assembleia dos santos (Hb 12:22). Seremos
uma só família, um só rebanho.
4) Esta festa será incomparável
em termos de música – Será a festa do casamento do Noivo como a igreja. Os
coros angelicais estarão apostos. As trombetas celestiais estarão afinadas. Um
coro cósmico levantará sua voz em exaltação a Deus e ao Cordeiro (Ap 5:12-13).
Uma gloriosa música encherá os céus e a terra (Ap 15:2-3).
5) Esta festa será incomparável
em termos do lugar onde será celebrada – Esta festa será no paraíso de Deus (Ap
2:7). A cidade santa cujo fundamento são pedras preciosas, cuja praça é de
ouro, cujas portas são de pérola, cuja claridade procede do Cordeiro. Esta
festa dar-se-á na Nova Jerusalém. A cidade mede 2.400 Km de largura por 2.400
Km de comprimento. É maior do que qualquer cidade do mundo. Ela tem espaço para
todos os convidados para as bodas.
6) Esta festa será incomparável
pela sua duração – Esta festa não terá fim. Ela nunca acabará. Aqueles que se
assentarem nesse banquete nunca se levantarão da mesa. Teremos vestes brancas,
coroas, nos assentaremos em tronos, reinaremos com o Rei da glória para sempre
e sempre! Oh! bendito conforto para aqueles que agora choram pelos seus
pecados.
CONCLUSÃO
As lágrimas do arrependimento têm
rolado em sua face? Você se entristece por entristecer o Espírito Santo? Suas
lágrimas são de revolta contra Deus ou de náusea pelo pecado?
Espero que você seja um dos que
choram, porque a vontade de Deus é que você seja consolado.
EDNEIDE SANTANA!!
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