domingo, 14 de dezembro de 2014

O NASCIMENTO DE JESUS - NATAL



O Nascimento de Jesus - O Natal
O Nascimento de Jesus é a história mais bela e profunda até hoje. Os Anjos de Deus comemoraram felizes! O Natal, o nascimento de Jesus, ocorrido aproximadamente entre 5 ou 4 AC, era o acontecimento mais esperado de toda história humana.
"Glória a Deus nas alturas, paz aos homens de boa vontade!" O Natal é uma história sublime e comovente, pois descreve como o Verbo de Deus se tornou ser humano para nos salvar.
O Filho de Deus tornou-se um de nós, por amor à humanidade, para trazer a verdadeira vida, luz e salvação. Jesus, de humilde aparência, como simples menino, pobre carpinteiro de Nazaré, varão de dores, passou por várias humilhações.
Ele era porém o verdadeiro Filho do Deus Altíssimo, infinitamente poderoso. O Natal traz essa mensagem de perdão, um espírito sublime de reconciliação e reunião familiar.
O Nascimento de Jesus nas Profecias
O Nascimento de Jesus foi anunciado desde a queda do homem no Jardim, até o seu precussor João Batista, por meio de uma sucessão gradual de profecias denominadas profecias messiânicas.
Presentes em toda a Bíblia, essas profecias, que tem uma beleza poética singular, costituem uma série de homens que, durante mais de quatro mil anos, profetizaram uns após outros o mesmos acontecimentos que se completam mutuamente.
As Profecias Sobre O Natal, Nascimento de Jesus:
Profecia
Profecia Antigo Testamento
Cumprimento Novo Testamento
Jesus nasceria da semente da mulher
Gênesis 3.15
Gl 4.4
O Messias seria descendente de Abraão
Gênesis 12.3
Mt 1.1
O Messias seria descendente de Isaque
Gênesis 17.19
Lc 3.34
O Messias viria da tribo de Judá
Gênesis 49.10
Lc 3.33
O Messias herdaria o trono de Davi
Isaías 9.7
Lc 1.32,33
O Messias seria ungido e eterno
Salmos 45.6,7; 102.25-27
Hb 1.8-12
Ainda no Jardim, com a queda do homem, Deus em sua graça e misericórdia fez uma promessa de redenção, que foi a semente do evangelho, a primeira boa nova. Adão e Eva ouviram as doces palavras de consolo:
"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis 3:15
Jesus é aquele que foi prometido desde o tempo da eternidade! O cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo. Diversos profetas falaram dele de antemão.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaías 9:6
O Nascimento de Jesus: Feliz Natal!

O Nascimento de Jesus em Belém
Belém é uma das mais antigas aldeias da Palestina. Era chamada de Efrata, a fértil (Gn 35.19). Belém significa casa de pão. E foi justamente na casa de pão que nasceu O Pão da Vida que Desceu do Céu.
Miquéias profetizou sobre Belém:
"E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Miquéias 5:2
Para cumprir o decreto de recenseamento editado pelo Imperador Romano Otávio César Augusto, em que todos deveriam se inscrever nas suas cidades de origem (organizado para facilitar o pagamento de taxas), Maria e José saíram em uma viagem de cerca de três dias (145km) de Nazaré para Belém, cumprindo-se a profecia de que o Messias, Filho de Davi ali nasceria.
Na falta de vaga nas hospedarias de Belém, José e Maria só puderam se refugiar em uma estrebaria. Aí Vemos o Messias, Rei e Salvador do Mundo, rodeado de pobreza e cheio de humildade, pois nasce o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, deitado em uma manjedoura.
Jesus desde seu nascimento mostra um exemplo de simplicidade e humildade admiráveis! Um contraste muito forte com a riqueza e o esplendor da corte imperial.
"Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." Isaías 7:14
O nascimento de Jesus ocorreu provavelmente durante a Festa dos Tabernáculos (fim de março/início de abril em nosso calendário). Deus cumpria assim, a promessa de que habitaria no meio do seu povo. Isso remetia a um dos nomes do messias, Emanuel, que é traduzido "Deus conosco". E o próprio Jesus afirmou que onde houvesse dois ou três reunidos no seu nome, ali ele também estaria.
A Adoração dos Pastores
Ninguém em Belém sabia que o maior acontecimento de toda história acabara de acontecer. Mas o Filho de Deus não ficou sem testemunhas de seu nascimento, nem sem adoradores. Estas testemunhas e adoradores não foram achados entre os grandes de Israel, entre os doutores, sacerdotes e menos ainda entre os super santos fariseus.
Durante a Festa dos Tabernáculos, era comum haver pastores em vigília no campo. E Foi dentre esses humildes pastores, mas cheios de fé, em cujo os corações ardiam de esperança pelo messias, foi que Deus recebeu as mais piedosas homenagens.
O Natal é o Nascimento de Jesus
Nem os anjos puderam conter a alegria no nascimento de Jesus, o glorioso Libertador, em cuja esperança estava a redenção do mundo!
E para se achegar a Jesus no dia do seu nascimento, era nescessário ter fé. Era preciso ver além das aparências para se acreditar que um menino, vestido em simples panos, humildemente deitado em uma manjedoura, era o Salvador. Noite de Natal é noite de Fé!
O nascimento de Jesus gerou maravilha e admiração.
O Natal foi fixado no dia 25 de dezembro por volta da época de Constantino (306 - 337 d.C.) uma festa universal para celebrar o Nascimento de Jesus.
( ESTUDO BÍBLICO ESCOLA DOMINICAL)
EDNEIDE SANTANA!!

domingo, 23 de novembro de 2014

ESTUDO SOBRE FALSOS PROFETAS E TEXTOS BÍBLICOS SOBRE FALSOS PROFETAS!!



Estudo da Bíblia Sagrada – Os Falsos Profetas, segundo Jesus Cristo
Os Falsos Profetas
Os falsos profetas aparecem em inúmeros versículos da Bíblia Sagrada.
Deus sempre se preocupou com o aparecimento de homens e mulheres que usam Seu nome para enganar o povo.
São os lobos que devoram suas vítimas com facilidade.
Primeiro eles aparecem vestidos de cordeiros. O povo não os reconhecem. Aproximam-se deles e os colocam em pedestais da fama.
Mas depois eles se livram dos trajes de cordeiros e atacam como lobos.
Jesus disse:
Eu sou o bom Pastor.
O bom Pastor é aquele que conhece seu rebanho. Cuida bem do seu rebanho, e não deixa nenhum lobo se aproximar delas, por mais esperto que esse lobo seja.
O que a Bíblia diz sobre os falsos profetas:
“Mas o profeta que presumir de falar em meu nome alguma palavra que eu não lhe tenho mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta será morto” (Deuteronômio 18.20).
Disse mais o Senhor Deus ao Seu servo Moisés:
“Se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que não procede do Senhor?
“Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e o que disse não acontecer nem se realizar, essa palavra não procede do Senhor. Com soberba a falou o tal profeta. Não tenhas temor dele” (Deuteronômio 18.21,22).
Encontramos no livro do primeiro evangelho, escrito por Mateus, Jesus dizendo aos seus discípulos e também ao povo que estava presente:
“Acautelai-vos, porém dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Mateus 7.15).

O Mestre usou como ilustração ao seu ensinamento o fato de a árvore produzir apenas frutos das quais ela é capaz de fazer.
Por exemplo, a mangueira só consegue produzir manga, nada mais. A bananeira só produz bananas. Logo a mangueira não consegue produzir bananas, assim como a bananeira não consegue produzir mangas.
Jesus quer nos dizer que pela árvore se conhece o fruto.
Vejamos:
“Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
“Do mesmo modo, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.
“Não se pode a árvore boa produzir maus frutos, nem a árvore má produzir frutos bons.
“Toda árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo.
“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”.
Mateus 7.16-20
Jesus nos ensina essa lição. Porém, infelizmente cabe a cada um de nós seguir este ou aquele ensinamento. Escrevo infelizmente porque muitos escolhem o caminho do mau. Isto é, torna-se uma árvore que decide produzir maus frutos. Pior ainda: levam muitos inocentes com ele, para os caminhos por onde andar.
Palavras do Apóstolo Paulo
“Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem distensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles.
“Pois os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre. Com suas palavras e lisonjas enganam os corações dos incautos.
Romanos 16.17,18
Livro 2 Pedro
“Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição” (2 Pedro 2.1).
Heresia
Segundo o Dicionário Aurélio, heresia significa:
1. Doutrina contrária ao que foi definida pela Igreja em matéria de fé.
2. Ato ou palavra ofensiva à religião.
3. Ideia ou teoria contrária a qualquer doutrina estabelecida.
4. Como figura: contrassenso, tolice.
Assim, entendemos que todas as ideias que surgem para promover acontecimentos contrários aos mandamentos da Lei de Deus são heresias.
Por exemplo, há projetos de se criar carnaval de Jesus. Quem sabe criarão também bebidas de Jesus para animar tais festas.
Mensagem do livro 1 João
“Amados, não creiais em todo espírito, mas provais se os espíritos vem de Deus, porque já muitos falsos profetas têm surgido no mundo” (1 João 4.1).
Por fim, o livro do Apocalipse dizendo o que acontecerá com o falso profeta e seus seguidores.
“E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que diante dela fizeram os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta, e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre” (Apocalipse 19.20).
É difícil ficar longe dos falsos profetas? É difícil, porque eles se aproximam de nós com promessas maravilhosas de enriquecimento imediato. Prometem curar doenças de todos os tipos e vivem colhendo dinheiro do povo o tempo todo.

Versículos de Falsos profetas

Falsos profetas na Bíblia

Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto'. "Mas talvez vocês se perguntem: 'Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?' Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.
Deuteronômio 18:20-22
"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
Mateus 7:15-20
Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.
Romanos 16:17-18
No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 Pedro 2:1
Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
1 João 4:1
Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais milagrosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
Apocalipse 19:20

Outros Versículos encontrados:

"que atrapalha os sinais dos falsos profetas
e faz de tolos os adivinhadores,
que derruba o conhecimento dos sábios
e o transforma em loucura,
Isaías 44:25
Uma espada contra
os seus falsos profetas!
Eles se tornarão tolos.
Uma espada contra os seus guerreiros!
Eles ficarão apavorados.
Jeremias 50:36
"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
Mateus 7:15
e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.
Mateus 24:11
Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.
Mateus 24:24
Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos.
Marcos 13:22
Ai de vocês
quando todos
falarem bem de vocês,
pois assim
os antepassados deles
trataram os falsos profetas.
Lucas 6:26
No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 Pedro 2:1
Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
1 João 4:1
"Depois você irá a Gibeá de Deus, onde há um destacamento filisteu. Ao chegar à cidade, você encontrará um grupo de profetas que virão descendo do altar do monte tocando liras, tamborins, flautas e harpas; e eles estarão profetizando.
1 Samuel 10:5
Quan­do os que já o conheciam viram-no profetizando com os profetas, perguntaram uns aos outros: "O que aconteceu ao filho de Quis? Saul também está entre os profetas?"
1 Samuel 10:11
Um homem daquele lugar respondeu: "E quem é o pai deles?" De modo que isto se tornou um ditado: "Saul também está entre os profetas?"
1 Samuel 10:12
Então Saul enviou alguns homens para capturá-lo. Todavia, quando viram um grupo de profetas profetizando, dirigidos por Samuel, o Espírito de Deus apoderou-se dos mensageiros de Saul, e eles também entraram em transe.
1 Samuel 19:20
Despindo-se de suas roupas, também profetizou na presença de Samuel, e, despido, ficou deitado todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso, o povo diz: "Está Saul também entre os profetas?"
1 Samuel 19:24
Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
1 Samuel 28:6
Samuel perguntou a Saul: "Por que você me perturbou, fazendo-me subir?"
Respondeu Saul: "Estou muito angustiado. Os filisteus estão me atacando, e Deus se afastou de mim. Ele já não responde nem por profetas, nem por sonhos; por isso te chamei para me dizeres o que fazer".
1 Samuel 28:15
Jezabel estava exterminando os profetas do Senhor. Por isso Obadias reuniu cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinquenta em cada uma, e lhes forneceu comida e água.
1 Reis 18:4
Por acaso não ouviste, meu senhor, o que eu fiz enquanto Jezabel estava matando os profetas do Senhor? Escondi cem dos profetas do Senhor em duas cavernas, cinquenta em cada uma, e os abasteci de comida e água.
1 Reis 18:13
Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel."
1 Reis 18:19
Acabe convocou então todo o Israel e reuniu os profetas no monte Carmelo.
1 Reis 18:20
Disse então Elias: "Eu sou o único que restou dos profetas do Senhor, mas Baal tem quatrocentos e cinquenta profetas.
1 Reis 18:22
Elias disse aos profetas de Baal: "Escolham um dos novilhos e preparem-no primeiro, visto que vocês são tantos. Clamem pelo nome do seu deus, mas não acendam o fogo".
1 Reis 18:25
Então Elias ordenou-lhes: "Prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar!" Eles os prenderam, e Elias os fez descer ao riacho de Quisom e lá os matou.
1 Reis 18:40
Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.
1 Reis 19:1
Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
1 Reis 19:10
Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
1 Reis 19:14
Por ordem do Senhor um dos discípulos dos profetas disse ao seu companheiro: "Fira-me", mas o homem se recusou a fazê-lo.
1 Reis 20:35
Então o profeta rapidamente removeu a testeira dos olhos, e o rei o reconheceu como um dos profetas.
1 Reis 20:41
Então o rei de Israel reuniu quatrocentos profetas e lhes perguntou: "Devo ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não?"
Eles responderam: "Sim, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei".
1 Reis 22:6
Usando vestes reais, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam sentados em seus tronos, na eira, junto à porta de Samaria, e todos os profetas estavam profetizando em transe diante deles.
1 Reis 22:10

EDNEIDE SANTANA!!

domingo, 16 de novembro de 2014

O 4º PODER (A IGREJA)



O 4º Poder
-Tema: IGREJA
Isaías 33.22
-Introdução: Um país democrático é regido por 3 poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo1. Mas existe um quarto poder: a Igreja. Na idade média a igreja exerceu poder político equivocado deixando seu papel sacerdotal. Desde a separação entre igreja e estado2, o mundo tem desprezado o poder da Igreja e esta também tem se esquecido de exercer seu papel espiritual sobre a sociedade. Todo e qualquer poder só é legítimo quando reconhece o poder de Deus.
Qual é o quarto poder?
Vamos analisar cada um dos 3 Poderes e depois sobre o 4º Poder, concluindo que todos os poderes pertencem a Deus:

1- JUDICIÁRIO: Isaías 33.22ª “o SENHOR é o nosso juiz
O poder Judiciário é o que julga e faz valer as leis, promovendo a justiça. Age em todas as instâncias, federal, estadual e regional através das comarcas. Os juízes, promotores e advogados são os personagens mais comuns no judiciário. Quando uma causa não satisfaz ao requerente, este pode recorrer a uma instância superior.
As injustiças vistas todos os dias têm levantado questionamentos e mostrado como a justiça humana é falha (Jeremias 17.5). Por isso recorremos a um Poder Superior (I Samuel 24.15). A Deus pertence a justiça, pois “Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias (Salmos 7.11). Todo juiz é passível do próprio julgamento que faz e está sujeito às leis, podendo ser condenado da mesma forma (Romanos 2.21). Mas Deus está acima de tudo isso porque as “suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto (Deuteronômio 32.4). A justiça Divina é imparcial porque “Deus julgará o justo e o perverso (Eclesiastes 3.17).
Sabemos que “que a justiça de Deus se revela no evangelho (Romanos 1.17). Diante das injustiças deste mundo, confie que “não fará justiça o Juiz de toda a terra? (Gênesis 18.25). Nunca tente fazer justiça com as próprias mãos (Hebreus 10.30), nem confie na justiça humana, embora deva exigir seus direitos legais. O mais importante é confiar que Deus fará justiça “porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor (Romanos 12.19). No último dia Deus fará um grande julgamento onde toda a verdade será revelada (Apocalipse 20.12). Se justiça humana falhar, Deus não falha.
Confie na Justiça de Deus!
                              
2- LEGISLATIVO: Isaías 33.22b “o SENHOR é o nosso legislador
O poder Legislativo é responsável por formular as leis e fiscalizar o seu cumprimento. Os vereadores, deputados estaduais e federais, bem como o senado, são os representantes do legislativo. Os temas discutidos e aprovados pelos legisladores determinam as leis do país.
Muitas leis são aprovadas com base na opinião popular. Contudo, não podemos esquecer que Deus é o supremo Legislador (Tiago 4.12) e que a Sua vontade deve ser considerada para “observai os meus estatutos, guardai os meus juízos e cumpri-os; assim, habitareis seguros na terra (Levítico 25.18). As primeiras leis foram criadas por Deus e até as normas da natureza foram estabelecidas por Ele (Gênesis 1.16-18). Quando o homem muda as leis de Deus cria desordem e caos.
A Palavra de Deus declara “Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão (Isaías 10.1). Leis justas defendem os direitos dos oprimidos e evitando que venham legislar em causa própria (Salmos 94.20). As leis devem ser imparciais para todo o povo (Levítico 24.22), pois “dois pesos e duas medidas, uns e outras são abomináveis ao SENHOR (Provérbios 20.10).
Somente a “lei do Senhor é perfeita” (Salmos 19.7) e toda lei humana é passível de erro. Precisamos ter a Palavra de Deus como princípio ético e moral para a sociedade (Isaías 8.20). Por isso a Igreja deve influenciar nas leis fazendo valer seus direitos como cidadãos (Isaías 8.12,13). A inversão de valores tem prejudicado as famílias, mas “ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo(Isaías 5.20). A Palavra de Deus é imutável, por isso deve servir de baliza para as leis humanas.
As leis de Deus são eternas!

3- EXECUTIVO: Isaías 33.22c “o SENHOR é o nosso Rei
O poder executivo tem a tarefa de fazer cumprir as leis. Os prefeitos, governadores e principalmente o presidente da república, são os representantes do poder executivo nos níveis municipal, estadual e federal. Dentre os outros dois poderes, este é um dos mais visados pelo povo, porque tem a função administrativa de fazer chegar à população os seus direitos.
Quando lemos na Bíblia sobre reino e reis, podemos entender o que é para nós hoje a república “pois do SENHOR é o reino, é ele quem governa as nações (Salmos 22.28). No tempo antigo as nações eram governadas por reis em um regime de dinastia que passava de pais para filhos. Muitos reinos eram conquistados por meio de guerras. Embora ainda existam países com regime monárquico, sua monarquia geralmente não é absoluta como antes, dependendo também de parlamentares e outras instâncias governamentais (Daniel 3.2,3 e 6.7). Hoje podemos eleger os nossos governantes e influenciar diretamente nas suas decisões.
Nossos governantes precisam temer a Deus porque “se o governador dá atenção a palavras mentirosas, virão a ser perversos todos os seus servos (Provérbios 29.12). Se um governante comete um erro, muitas pessoas são prejudicadas (Eclesiastes 10.5). A Igreja deve ajudar a sociedade e “lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra (Tito 3.1). Antes das eleições é o momento certo de definir quem vão ser os nossos representantes, depois não adianta se rebelar e reclamar como pessoas que “também rejeitam governo e difamam autoridades superiores(Judas 1.8). O povo de Deus deve ser o primeiro a dar exemplo de obedecer às leis e fazer o que é certo. Reconhecemos que “Deus é o Rei de toda a terra (Salmos 47.2 e 7), mas devemos obedecer às nossas autoridades instituídas por Deus através de nós (I Pedro 2.13-17).
Deus é o Rei de toda a terra!

4- ECLESIÁSTICO: Isaías 33.22d “ele nos salvará
O quarto poder pertence à Igreja de Cristo. O poder eclesiástico exerce a função de levar a salvação para todas as pessoas. Este poder é espiritual e não apenas humano. Apenas exercemos este poder sob a direção e mandato Divino.
O mesmo poder que Deus deu ao homem para “dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra (Gênesis 1.28), mas que com o pecado, a humanidade cedeu esta autoridade ao diabo (Lucas 4.6), Deus requer novamente para si novamente através de Jesus (I Coríntios 15.24), que por sua vez nos cedeu “autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano (Lucas 19.10). O poder do diabo sobre o mundo foi destituído por Cristo (I João 3.8). Então através de Jesus o homem volta a ter poder sobre a terra, porque “os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens” (Salmos 115.16).
A separação da Igreja e estado garantiu a liberdade religiosa para todos. A Igreja deve aproveitar esta oportunidade para exercer seu papel evangelístico. Infelizmente a secularização tem avançado sobre a Igreja tentando que esta deixe de influenciar a sociedade positivamente. Não podemos nos aproveitar disso para usufruir de influências políticas. A Igreja deve exercer o poder de Deus sobre o mundo e não o poder do mundo sobre a igreja. Usar de artifícios políticos através da igreja, ou usar a igreja para alcançar postos políticos é um grave engano que as lideranças eclesiásticas precisam evitar. Mesmo assim, podemos ter representantes da igreja em todos os setores da sociedade como grandes líderes da Bíblia que exerceram funções políticas em outras nações, por exemplo, Daniel, Neemias e Ester.
Não podemos esquecer que somos os “eleitos de Deus” (Romanos 8.33). Como servos do Senhor, “somos embaixadores em nome de Cristo” (II Coríntios 5.20). Jesus nos deu até mesmo “poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas” (Lucas 9.1). Não podemos esquecer que todo poder pertence a Cristo (Efésios 1.21) e que somente em seu nome temos autoridade (Atos 4.12). Jesus nos chamou para ser “sal e luz” deste mundo (Mateus 5.14). Devemos usar nossa autoridade espiritual para abençoar nossa terra, pois Deus “nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2.6) e temos livre acesso ao maior de todos os poderes que pode transformar todas as coisas.
A Igreja tem poder espiritual sobre a terra!

Todo poder pertence a Deus!
-CONCLUSÃO: Mateus 28.18 “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”.
Acima de tudo não podemos esquecer “que o poder pertence a Deus (Salmos 62.11). Não podemos desprezar as autoridades “porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas” (Romanos 13.1). Por isso precisamos entender o papel de cada poder e assumir a nossa parte, além de render a Deus o que lhe é devido (Lucas 20.25).
O 4º Poder confere ao povo de Deus a autoridade espiritual para ligar na terra o que Deus tem ligado no céu (Mateus 16.19). Através de Cristo, podemos entrar na presença do Rei dos reis em seu trono de graça (Hebreus 10.20). Com isso, o Corpo de Cristo, que é a Igreja (I Coríntios 12.27), deve estar presente nos outros três poderes, para criar leis justas, executar a justiça e julgar corretamente, levando a presença e a vontade de Deus em cada área da sociedade.
As maiores decisões não são tomadas nos palácios ou tribunais e sim nos quartos fechados onde há alguém em oração diante de Deus (Mateus 6.6).
IGREJA: exerça seu papel na sociedade!
(ESTUDO BÍBLICO NA ESCOLA DOMINICAL)

EDNEIDE SANTANA!!

A HISTORIA DE MARIA MADALENA ( RESUMO)

A história de Maria Madalena na Bíblia Maria Madalena, como era chamada, foi uma discípula e seguidora de Jesus . Ela foi cura...