quinta-feira, 15 de novembro de 2018

QUEM FOI JEREMIAS?


Quem foi Jeremias?
Jeremias foi um profeta que avisou sobre a destruição iminente de Judá durante os reinados dos últimos quatro reis de Judá. Ele foi rejeitado, desprezado e maltratado por transmitir a mensagem de Deus. Mas, no fim, as profecias de Jeremias se cumpriram.
O chamado de Jeremias
Jeremias era filho de um homem chamado Hilquias, de uma família de sacerdotes. Um dia, Deus falou com Jeremias e disse que o tinha escolhido como profeta. Jeremias se sentia muito novo para ser profeta mas Deus garantiu que estaria sempre com ele e lhe daria as palavras certas (Jeremias 1:6-8).
Deus avisou a Jeremias que o povo era rebelde e iria rejeitar sua mensagem. Mas Deus lhe daria força para enfrentar toda a oposição e perseguição sem desistir (Jeremias 1:17-19).

O que a Bíblia diz sobre profecia?


A Bíblia diz que a profecia é uma mensagem vinda de Deus. O profeta recebe a mensagem e a transmite às pessoas à sua volta. Na Bíblia, a profecia é uma revelação que serve para:
  • Ensinar – sobre Deus e seu relacionamento com a humanidade
  • Confrontar – expor o pecado e chamar ao arrependimento
  • Alertar – sobre os perigos de continuar no pecado
  • Guiar – revelar o que as pessoas deveriam fazer
  • Prever – acontecimentos futuros
O profeta recebia a mensagem diretamente de Deus (Números 12:6). Essa mensagem podia vir na forma de visão, sonho ou palavras. O profeta transmitia a mensagem pregando, escrevendo ou através de suas ações. O trabalho do profeta era muito sério, porque tinha a responsabilidade de transmitir a profecia de maneira correta, sem acrescentar suas ideias ou interpretações pessoais.
Muitos profetas na Bíblia foram perseguidos por causa de suas profecias (Mateus 5:11-12). Isso acontecia porque eles diziam a verdade de Deus, que não era o que as pessoas queriam ouvir. Seus apelos para adorar apenas a Deus e deixar o pecado incomodaram muita gente que não queria mudar.

O que é um falso profeta?

Um falso profeta é uma pessoa que não recebeu uma profecia de Deus mas diz que recebeu. O falso profeta conta sonhos e visões que não vieram de Deus e que transmitem mensagens erradas. Deus está contra os falsos profetas, porque mentem em Seu nome (Jeremias 23:32).
A profecia de Deus tem sempre o propósito de edificar (1 Coríntios 14:3). Se uma profecia não edifica, não ajuda nem exorta a voltar para Deus, provavelmente não vem de Deus. Toda a profecia tem de estar de acordo com a Palavra de Deus. Por isso, é importante analisar cada profecia à luz da Bíblia (1 Tessalonicenses 5:20-22).

Como interpretar uma profecia da Bíblia?

As profecias das Bíblia podem ser divididas em três categorias:
  • Profecias que já foram cumpridas – a Bíblia relata o cumprimento de algumas profecias, pouco ou muito tempo depois de serem transmitidas; outras profecias na Bíblia foram cumpridas no passado mas não foram registradas na Bíblia (como a profecia sobre o império de Alexandre o Grande em Daniel 8:20-22)
  • Profecias sobre o futuro – várias profecias a Bíblia ainda não foram cumpridas; servem para mostrar que Deus sabe o futuro
  • Profecias mistas – falam sobre coisas que já aconteceram e coisas que ainda vão acontecer
Tentar prever o futuro com exatidão usando as profecias da Bíblia não funciona mas podemos aprender muito com o que dizem. Para interpretar uma profecia da Bíblia, é importante:
  • Ver o contexto – o que estava acontecendo nesse tempo? Qual era a mensagem de Deus para as pessoas dessa época?
  • Ver se foi cumprida – a profecia já aconteceu? A Bíblia conta o cumprimento da profecia? A História conta o cumprimento da profecia? A profecia tem partes que ainda não foram cumpridas?
  • Aplicar – o que posso aprender com essa profecia? Essa profecia tem alguma relevância para mim ou para minha comunidade? Preciso mudar alguma coisa?
A vida de Jeremias
Jeremias não teve uma vida fácil. Deus ordenou que ele não se casasse nem formasse família, porque as crianças nascidas nessa época não teriam futuro (Jeremias 16:2-4). Ele também não participava de festas nem ia a funerais, como sinal que Deus havia abandonado seu povo. A vida de Jeremias foi muito solitária.
Por causa de sua mensagem de castigo e destruição, Jeremias foi considerado um traidor, que estava tentando desmoralizar o povo. Ele foi preso várias vezes por suas pregações, foi maltratado e algumas pessoas até tentaram matá-lo! (Jeremias 20:1-2; Jeremias 26:8-9) Mas no meio desse sofrimento todo, Deus protegeu a vida de Jeremias.
Por causa de seus muitos sofrimentos, Jeremias ficou triste e deprimido. Em certa ocasião, ele até quis morrer (Jeremias 20:18). Mas Jeremias continuou confiando em Deus e Ele lhe deu força para continuar.
O ministério de Jeremias
Quando Jeremias começou seu ministério, o rei Josias estava fazendo reformas, tentando levar o povo a adorar a Deus novamente. Mas o coração das pessoas estava virado para a idolatria e não houve verdadeira transformação. Por isso, Deus usou Jeremias para avisar que o castigo estava chegando. Quando Josias morreu em combate, Jeremias escreveu um lamento por ele (2 Crônicas 35:25).
Jeremias continuou avisando o povo do castigo que estava chegando ao longo dos reinados dos próximos três reis. Mas esses reis não eram como Josias. Eles eram idólatras e não temiam a Deus. Em vez de ouvirem Jeremias, eles o viam como uma ameaça. O povo continuou na idolatria e no pecado, ignorando Jeremias.
Jeremias viu o cumprimento de parte de suas profecias. Ele estava em Jerusalém quando Nabucodonosor a conquistou e destruiu (Jeremias 52:12-14). Ele viu o castigo do povo e sofreu muito com isso, porque se importava com seu país. Mas, mesmo depois de ver o cumprimento das profecias, o povo continuou a ignorar os avisos de Jeremias.

Quem foi Nabucodonosor?

Nabucodonosor foi o rei mais poderoso do império babilônico. Ele conquistou o reino de Judá e destruiu Jerusalém. O profeta Daniel serviu na corte do rei Nabucodonosor.
Nabucodonosor reinou sobre a Babilônia durante mais de 40 anos e conquistou várias terras. Também realizou muitas obras de construção na cidade de Babilônia. Muitos artefatos e documentos históricos contam sobre seus feitos e confirmam os relatos da Bíblia.

Nabucodonosor na Bíblia

A Bíblia conta como Nabucodonosor conquistou o reino de Judá. Na sua primeira campanha contra o Egito, Nabucodonosor invadiu Judá e obrigou o rei Jeoaquim a se tornar seu vassalo (2 Reis 24:1). Ele levou alguns jovens da nobreza de Judá, incluindo Daniel e seus amigos, para a Babilônia.
Três anos depois, Jeoaquim se rebelou contra Nabucodonosor. Entretanto, Jeoaquim morreu e seu filho Joaquim subiu ao trono. Mas Nabucodonosor sitiou Jerusalém e Joaquim se rendeu. Nabucodonosor levou Joaquim e todas as pessoas importantes de Jerusalém para a Babilônia (2 Reis 24:15). Também levou muitos tesouros, deixando apenas as pessoas mais pobres.
Nabucodonosor colocou Zedequias, tio de Joaquim, no trono de Judá. Nove anos depois, Zedequias se rebelou e Nabucodonosor sitiou Jerusalém novamente. O cerco durou quase dois anos! Por fim, Nabucodonosor venceu e levou Zedequias prisioneiro para a Babilônia, junto com quase todo o resto do povo de Judá.
Nabucodonosor destruiu o templo de Deus e arrasou Jerusalém (2 Reis 25:8-10). Também mandou matar muitos oficiais israelitas, incluindo alguns sacerdotes. Nabucodonosor era um homem muito violento.

Nabucodonosor e Daniel

Daniel e seus amigos se tornaram importantes na corte de Nabucodonosor, porque Deus lhes deu muita sabedoria e inteligência (Daniel 1:18-20).
No segundo ano de seu reinado, Nabucodonosor teve um sonho que o inquietou. Nenhum dos magos do reino conseguiram dar uma interpretação. Então Deus revelou o sonho e sua interpretação a Daniel. Ele explicou a Nabucodonosor que o sonho era sobre o futuro do império babilônico. Nabucodonosor ficou impressionado com o poder de Deus e elevou Daniel a governante da província da Babilônia (Daniel 2:47-49).
Algum tempo depois, Nabucodonosor criou uma imagem de ouro e ordenou que todos os oficiais do império se prostrassem diante dela. Mas os amigos de Daniel – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego – se recusaram a adorar a imagem. Eles apenas adoravam a Deus.
Nabucodonosor ficou furioso com eles e mandou lançá-los numa fornalha muito quente. Olhando para a fornalha, Nabucodonosor viu os três homens de pé junto com uma quarta pessoa, que parecia um “filho dos deuses” (Daniel 3:24-25). Os três saíram ilesos da fornalha e Nabucodonosor ficou maravilhado!
Mais tarde, Nabucodonosor ficou muito arrogante com todos os seus feitos. Ele teve outro sonho e Daniel lhe anunciou que ele iria ficar louco, como um animal, durante “sete tempos”, se não se arrependesse de seus pecados (Daniel 4:27). Nabucodonosor ignorou Daniel e, um ano depois, ficou louco. Ele se comportou como um animal até que reconheceu a soberania de Deus. Nabucodonosor se arrependeu de sua arrogância e deu glória a Deus (Daniel 4:37)
Mesmo assim, Jeremias não desistiu e continuou repreendendo o povo por seus pecados. Ele os chamava ao arrependimento, para o perdão dos pecados. Jeremias também profetizou que, depois de 70 anos, Deus iria trazer restauração. Ele também profetizou sobre uma nova aliança, que um dia Deus iria estabelecer no coração das pessoas (Jeremias 31:33-34). Essa profecia foi cumprida em Jesus. ( MEDITAÇÃO)

EDNEIDE SANTANA!!

A HISTORIA DE MARIA MADALENA ( RESUMO)

A história de Maria Madalena na Bíblia Maria Madalena, como era chamada, foi uma discípula e seguidora de Jesus . Ela foi cura...