segunda-feira, 23 de abril de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE E NOEMI !!!


Quem foi Rute?
Rute foi uma mulher moabita que decidiu seguir a Deus e cuidar de sua sogra. Deus abençoou Rute por sua fidelidade. Rute foi a bisavó do rei Davi.
Rute e Noemi
No tempo dos juízes, quando ainda não havia rei sobre Israel, uma família israelita saiu de Belém, para escapar da fome. A família, composta por Noemi, seu marido e seus dois filhos, se mudou para uma terra vizinha, chamada Moabe. O marido de Noemi morreu e seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas mas morreram sem ter filhos (Rute 1:3-5).
Viúva e sem filhos, Noemi decidiu voltar para Belém, onde já não havia mais fome. Ela aconselhou suas noras a ficarem em Moabe com suas famílias e seus deuses mas uma delas ficou com Noemi. Seu nome era Rute e ela tinha decidido seguir Deus e cuidar de sua sogra, a qualquer custo (Rute 1:16-17).
Quando chegaram em Belém, Rute foi trabalhar para sustentar sua sogra idosa. A lei permitia que pessoas pobres colhessem os restos das plantações, depois que os donos tinham feito sua colheita (Deuteronômio 24:19-21). Rute entrou numa plantação de cevada e passou o dia colhendo o que os ceifeiros deixavam cair.
Rute e Boaz
O dono da plantação, chamado Boaz, reparou no trabalho árduo de Rute e fez perguntas sobre ela. Ele ficou impressionado quando ouviu tudo que Rute estava fazendo por Noemi (Rute 2:11-12). Por isso Boaz tratou Rute bem e lhe deu ajuda e proteção. Nesse dia, Rute voltou para casa com muita comida e Noemi lhe contou que Boaz era parente de seu marido. Deus estava ajudando Rute a encontrar uma nova família!
Rute continuou a trabalhar na plantação de Boaz até acabar a colheita (Rute 2:23). Então Noemi aconselhou Rute a pedir Boaz em casamento. Naquele tempo, quando uma mulher ficava viúva e sem filhos, numa situação precária, o parente mais próximo tinha o dever de casar com ela e cuidar da herança do falecido. Boaz era esse parente próximo de Rute.
De noite, Rute se aproximou de Boaz e lhe pediu para cuidar dela, cumprindo seu dever. Boaz novamente ficou impressionado com a preocupação de Rute em fazer a coisa certa (Rute 3:9-11). Boaz explicou que havia um parente mais próximo que ele mas prometeu resolver o assunto logo. Rute voltou para casa e contou tudo a Noemi, que ficou feliz, porque sabia que Boaz iria cuidar delas.
No dia seguinte, Boaz se encontrou com o outro parente, que lhe cedeu o dever de cuidar de Rute. Boaz então se casou com Rute e ela teve um filho chamado Obede. O filho de Rute foi a alegria de Noemi em sua velhice, cuja vida foi restaurada pelo amor de Rute (Rute 4:13-15). Rute se tornou bisavó do rei Davi, que foi antepassado de Jesus.
Perfil de Rute:
  • Temente a Deus – seu amor a Deus se refletiu numa vida de amor a dedicação a Noemi e sua nova família
  • Corajosa – Rute deixou sua família e tudo que conhecia para fazer o que era certo
  • Leal – Rute nunca abandonou Noemi, mesmo quando não tinha obrigação de ficar com ela
  • Trabalhadora – seu trabalho árduo e honesto ganhou o respeito de todos que a conheciam
  • Respeitadora – Rute ouvia e seguia os conselhos de Noemi e Boaz, que eram mais velhos e mais experientes

Quem eram os gentios na Bíblia?

Os gentios eram todos os povos que não eram judeus. Um judeu não devia casar com um gentio, porque os gentios não adoravam a Deus nem obedeciam à Lei de Moisés. Um gentio podia se converter ao judaísmo. A Bíblia tem vários exemplos de gentios tementes a Deus.

Gentios podiam conviver com judeus?

Sim, gentios podiam conviver com judeus, fazendo negócio e morando entre eles. A Lei de Moisés não permitia maltratar estrangeiros (Levítico 19:33-34). Mas um gentio não tinha o mesmo estatuto que um judeu: não podia casar com um judeu nem entrar no templo. Se um gentio se convertesse ao judaísmo e fosse circuncidado, ficaria mais integrado na comunidade e seus bisnetos seriam considerados judeus de pleno direito (Deuteronômio 23:7-8).
Por causa das regras de dieta, os judeus não comiam na casa de gentios, que comiam alimentos “impuros”. Como os gentios não guardavam as leis de pureza judaicas, os judeus consideravam-nos impuros e desprezavam-nos. Se misturar muito com gentios era visto como sinal de contaminação com “o mundo” e afastamento de Deus.
A Bíblia tem bons e maus exemplos de gentios. As esposas estrangeiras de Salomão o levaram à idolatria e muitos povos pagãos tentaram destruir a nação de Israel (1 Reis 11:4-5). Por outro lado, alguns gentios foram um exemplo de fé, como Rute, que preferiu seguir a Deus que voltar para seu povo.

Ainda há distinção entre judeu e gentio?

Não, quando Jesus veio Ele aboliu todas as distinções entre pessoas. A salvação é para todos. Os primeiros cristãos tiveram alguma dificuldade em entender isso de início. Os cristãos judeus pensaram que a salvação não era para os gentios. Depois pensaram que os cristãos gentios deviam obedecer as leis judaicas para serem salvos. Os cristãos gentios não sabiam distinguir o que deviam ou não deviam cumprir.
Os apóstolos reforçaram o ensino de Jesus: a salvação é para todos sem distinção (Romanos 3:29-30). Os rituais de purificação judaicos já não precisavam ser feitos, porque Jesus nos purificou perfeitamente. Já não havia judeu e gentio. O foco mudou de não se contaminar com o mundo para contaminar o mundo com Jesus.

Quem era o pai de Davi?

O pai de Davi era Jessé, filho de Obede e neto de Rute. Ele morava em Belém e teve oito filhos e duas filhas. A Bíblia fala pouco de Jessé.
Jessé era neto de Boaz, o marido de Rute, que era um homem rico e influente. Sendo seu herdeiro, Jessé provavelmente era abastado. Os seus três filhos mais velhos estavam no exército de Saul (1 Samuel 17:13). Como não havia alistamento obrigatório, isso provavelmente indica que eram guerreiros treinados, que só acontecia nas famílias mais ricas que podiam suportar os custos e comprar armas boas.
Quando Samuel veio a Belém para ungir um rei, ele convidou Jessé e seus filhos para um sacrifício, junto com as autoridades da cidade. Jessé, sendo idoso e neto de Obede, provavelmente era uma das autoridades da cidade também. Jessé levou todos os seus filhos menos seu mais novo, Davi, que estava trabalhando tomando conta das ovelhas. Ele apresentou cada um de seus filhos a Samuel mas Deus rejeitou todos, mesmo os guerreiros. Então Jessé mandou chamar Davi do campo e Samuel o ungiu na presença dos seus irmãos (1 Samuel 16:1-13).
Mais tarde, Jessé deixou Davi trabalhar para o rei Saul como harpista. Durante a guerra contra os filisteus, Davi foi enviado por Jessé a seus irmãos, para lhes levar comida e trazer notícias da guerra ao seu pai (1 Samuel 17:17-19). Lá Davi ouviu o desafio de Golias e decidiu matá-lo. Quando Davi matou Golias, Saul ficou tão impressionado que não deixou Davi voltar para a casa de seu pai (1 Samuel 18:2). Davi passou a trabalhar a tempo inteiro para Saul.
Jessé já era idoso quando Samuel ungiu seu filho Davi como rei de Israel (1 Samuel 17:12). Ele provavelmente não viveu para ver Davi no trono, vários anos mais tarde.

Quem foi Davi na Bíblia?

Davi foi o rei mais famoso de Israel e antepassado de Jesus. Ele foi um pastor de ovelhas, líder militar, rei, músico e poeta. Davi escreveu muitos salmos e foi chamado um homem “segundo o coração de Deus” (Atos dos Apóstolos 13:22).

Antes de ser rei

Davi era o filho mais novo de um homem chamado Jessé, que morava em Belém. Ele cuidava das ovelhas de seu pai e tocava harpa. Quando Deus rejeitou Saul como rei, Ele enviou o profeta Samuel para ungir Davi rei e Davi ficou cheio do Espírito Santo (1 Samuel 16:12-13).
Mais tarde, Davi foi trabalhar para o rei Saul como escudeiro e tocando harpa. Quando os filisteus atacaram Israel, Davi derrotou o gigante Golias e se tornou um guerreiro famoso e popular. Saul ficou com inveja dele, porque tinha sucesso em tudo que fazia, e tentou matá-lo (1 Samuel 18:7-9). Mas Jônatas, filho de Saul, era amigo de Davi e o ajudou a fugir.
Davi se tornou fugitivo durante vários anos. Ele juntou um grupo de guerreiros e se tornou um mercenário. Davi se recusou a matar Saul, mesmo sabendo que seria rei depois dele (1 Samuel 24:6-7).

Davi, o rei

Quando Saul morreu em batalha, Davi se tornou rei da tribo de Judá. Ele reinou sobre Judá durante sete anos, até Is-Bosete, o herdeiro de Saul, morrer. Depois ele se tornou rei de todo Israel (2 Samuel 5:4-5).
Davi teve muitas guerras e muitas vitórias durante seu reinado. Ele consolidou o poder de Israel e tornou Jerusalém a capital. Davi trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém e fez os preparativos para seu filho Salomão construir o templo.

A família de Davi

Davi teve várias esposas e concubinas. Um dia, ele cometeu adultério com Bate-Seba, a esposa de Urias. Ela engravidou e Davi mandou matar Urias para ficar com ela. Mas Deus castigou Davi por seu pecado e a criança morreu (2 Samuel 12:13-14). Davi se arrependeu mas depois disso teve muitos problemas com sua família.
Davi governava bem seu país mas não sua família. Alguns de seus filhos eram rebeldes e violentos. Eles causaram muitos problemas a Davi e três de seus filhos foram mortos.

Por que Deus abençoou Davi?

Davi não era um homem perfeito mas ele amava a Deus. Davi fazia seu melhor para obedecer a Deus de coração. Quando ele pecava, Davi reconhecia seus erros e se arrependia de verdade (Salmos 51:1-4). Ele não era arrogante, sabia que era pecador e que precisava de Deus.
Como todos nós, Davi tinha muitos pecados mas ele se arrependia com humildade. Ele sabia que sua salvação dependia totalmente de Deus (Salmos 51:12-13). Por isso, Deus o abençoou, garantindo sua descendência. Jesus, o salvador o rei eterno, foi conhecido como descendente de Davi (Mateus 1:1).

EDNEIDE SANTANA!!

A HISTORIA DE MARIA MADALENA ( RESUMO)

A história de Maria Madalena na Bíblia Maria Madalena, como era chamada, foi uma discípula e seguidora de Jesus . Ela foi cura...