domingo, 31 de agosto de 2014

RETALIAÇÃO!!


Significados de retaliação 
Substantivo.
Ato ou efeito de retaliar.
Aplicação de pena de talião, represália, vingança, desforra.

Retaliação

Segundo o ensino do movimento de Batalha Espiritual, quando o crente ataca estes espíritos territoriais, invadindo sua jurisdição e tentando implantar o Reino de Deus, ele terá problemas. Estes demônios poderão infernizar a sua vida com doenças, problemas conjugais e toda sorte de males. 
“Como então, o apóstolo Paulo nos fala da possibilidade de Satanás levar vantagem sobre nós na guerra espiritual? Isto se chama retaliação. Retaliação é quando Satanás tem oportunidade de nos retaliar, de nos contra-atacar. E ele faz isto. Ele usa as oportunidades que encontra para retaliar os filhos de Deus, trazendo, assim, aparente derrota, desânimo, e situações semelhantes.” 
Este pensamento é uma constante na vida dos participantes do movimento de batalha espiritual. Por isso, explicasse a constante oração por proteção e o ato “místico” de vestir a armadura espiritual.

Esta preocupação mostra-se evidente nas orações.

Retaliação” à luz das Escrituras 

Vejamos o que a Bíblia pode nos dizer sobre este assunto. Na obra missionária de Cristo, o diabo estava presente em alguns momentos da sua vida para fazer com que a sua obra fosse frustrada. Na tentação do deserto ( Mt 4) – no início do ministério do Messias -, Satanás esforçou-se para impedir à Cristo.

Quando Pedro foi usado pelo diabo ( Mt 16:23), vemos Satanás tentando induzir Jesus a se acomodar. Na cruz, quando Jesus está sendo crucificado ( Mt 27: 33-44), vemos o diabo usando as pessoas que passavam para fazer com que Messias desistisse do que estava fazendo.

Durante todo o ministério de Cristo aqui na terra, vemos o diabo contra-atacando-o. Notamos isso ocorrer, também, na vida de Paulo. No ministério paulino em Tessalônica, observa-se a resistência de Satanás à obra que estava sendo feita. As pessoas estavam sendo libertas e salvas. Muitos judeus creram na Palavra e numerosos gentios deixaram a adoração à ídolos e renderam-se ao Senhor. No entanto, qual foi o resultado disso? Uma perseguição levantou-se contra Paulo e os seus companheiros, instigada pelo ódio, inveja e incredulidade dos judeus. Parece, aqui, que Satanás estava usando estes sentimentos da parte dos judeus para retalhar a obra de Deus em Tessalônica. Foi tão séria a resistência de Satanás contra a obra de Paulo que , este, disse o seguinte em 1 Ts 2:18: “Por isso, quisemos ir até vós ( pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho.”
“Ele é o tentador, que procura, através da aflição, desviar os crentes do Evangelho (I Ts 3:5), obstruir os servos de Deus em seus ministérios (I Ts 2:18), e que cria falsos apóstolos, para perverterem a verdade do Evangelho (II Cor 11:14), que está sempre tentando derrotar o povo de Deus ( Ef 6:11,12,16), e que é até mesmo capaz de praticar seus ataques sob a forma de sofrimentos corporais, aos servos escolhidos de Deus   ( II Co 12:7)” .

É evidente, pois, que os crentes não estão imunes à oposição de Satanás; nem é o plano de Deus que estejamos sempre livres de toda a situação má.

De acordo com os textos mencionados acima, cremos que o diabo, realmente, pode reagir ( “retaliar”, ou seja lá como quiserem denominar essa ação satânica) contra a obra missionária do povo de Deus.

Cremos que é evidente que o diabo, tentando se opor à obra de Deus, faça de tudo para que o crente não obtenha sucesso em seu trabalho missionário. Esse “fazer de tudo”, implica em semear discórdias, desavenças, contendas, enfermidades e tudo o que o diabo costuma fazer.

No entanto, esta resistência é limitada pelo próprio Deus. Satanás não é um ser autônomo que vive independentemente. Muito pelo contrário, ele é um ser limitado que age com limitações impostas pelo próprio Deus. Em Jó 1:12, vemos Deus limitando a ação satânica sobre a vida de um crente: “Disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. “E Satanás saiu da presença do Senhor”.

Também em Lc 22:31, vemos que Satanás precisou pedir permissão para atacar a Pedro: “ Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo.” Em 2 Co 12:7, vemos que o apóstolo Paulo estava acometido de um ataque satânico ( o espinho na carne); porém, este ataque servia aos propósitos soberanos de Deus: “...para que não me ensoberbecesse.”

“ Conforme Lutero disse, ’o diabo é o diabo de Deus’, Calvino também argumentava que todas as influências demoníacas e satânicas do mal estavam sob o comando soberano de Deus e estão sob o controle do verdadeiro Soberano do Universo.” 

O Que Entendemos Por Retaliações?

Retaliação é um ataque demoníaco que nos atinge em nosso corpo, alma ou espírito, quando há em nós alguma brecha. As pessoas têm um pensamento errôneo de que retaliações vêm do nada sobre uma vida e que ali se estabelece sem um motivo e desestabiliza a vida de uma pessoa.
Primeiramente devemos fazer a distinção de Retaliação com Contra-Ataque. Retaliação acontece quando em nós há uma brecha, ou uma legalidade para o diabo agir, e contra-ataque é uma coisa, até considerada normal, dependendo do seu nível de intensidade. Contra-Ataques acontecem, pois guerras envolvem ataques e também defesas.
Como combater as retaliações
1. Aumento da base de Intercessão
2. Intercessão em grupo
3. Fidelidade na vida de oração
4. Guardar o Coração
5. Cobertura Espiritual
6. Prestação de Contas

Aumento da Base de Intercessão
Quando um ministério cresce, sua base deve crescer junto. Todos nós sabemos que qualquer ministério no Reino de Deus “começa pelos joelhos”, ou seja, a oração. A oração é a chave espiritual que abre as portas e é também a arma que fecha as portas na cara do diabo. A base de um ministério sólido e forte é a oração. Não devemos ser inconsequentes como na parábola dos homens que construíram uma torre e não tinham dinheiro para terminá-la (Lc 14:28-30), só que hoje ao invés disso, ocorre o seguinte: Ministérios mal estruturados, onde a base é pequena e o teto é amplo, assim, sabemos que o fim disso tudo será em uma grande ruína.

“Como poderia um só perseguir mil, e dois pôr em fuga dez mil?” Dt 32:30
Devemos ter a prudência de manter a retaguarda com a mesma força e base de uma frente de ataque. Isso é um princípio para se manter longe de retaliações.

Intercessão em Grupo
Temos que entender o princípio básico do poder da concordância na oração. Uma base de intercessão pode até ser forte, e pode até ter um tamanho considerável e estável na oração, mas é bastante diferente orar sozinho do que orar em grupo. Percebemos um aumento exponencial de poder quando há concordância na oração. Um exército disperso pode ser mais facilmente atacado, pois é bastante vulnerável. Mas o poder da unidade produz força.

- Orar em grupo é a melhor coisa para evitar as setas que voam em busca de desventurados solitários espirituais. Pois é mais fácil se perder sozinho do que acompanhado, pois:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho, pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante.”
Ec 4:9-10

Fidelidade na vida de oração
Percebemos que a oração e a vigilância são os princípios básicos que devem ser seguidos para prevenir as retaliações. Nada pode substituir o poder da verdadeira SANTIDADE na vida de pessoa.
O poder da oração também é demonstrado na vida de uma pessoa pela persistência. Muitas pessoas vivem no dia a dia, mas não conhecem o poder de uma oração fiel.
Dificilmente teremos tempo para realizar uma devocional de oração, mas antes da oração ser um fardo ela deve ser um prazer.
Deus não quer que nos atribulemos para realizarmos devocionais de orações, porém Ele quer que a oração seja um estilo de vida, que ela faça parte de nosso dia a dia.
Não desprezamos o poder de uma devocional sincera de oração, porém sabemos que Deus espera mais de uma vida de oração.
Devemos ser fiéis em nossa vida de oração e nas nossas devocionais de oração que devem ser feitas, mas que não nos martirizemos por elas, pois, oração é um estilo de vida e não um fardo.
Ser fiel na vida de oração, demonstra fidelidade espiritual e ministerial e, também fecha as portas que são abertas todo dia em nossa vida que tentam nos destruir, além de nos aproximar mais de Deus.

Guardar o Coração
Guardar o coração é outro princípio para nos manter longe de retaliações, porque, depois de uma batalha é normal sairmos um pouco tontos ou desestabilizados, até mesmo emocionalmente afetados.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” Pv 4:23
Se nós não resguardarmos o nosso coração poderemos nos ferir ainda mais,com os sutis ataques do diabo no pós-guerra. Tomemos exemplos diários de pessoas que se feriram após uma guerra, e que foram capazes, além de se desviar, ainda de levar muita gente com eles.
Temos visto casos de pessoas que abriram seitas porque tinham grandes partes amarguradas não curadas em seu coração.
 “Enganos é o coração do homem, mais do que todas as coisas e, desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” Jr 17:9
Devemos curar o nosso coração dos golpes do diabo, e dos golpes dados até mesmo pelos homens, e por nós mesmos, devemos ter cuidado com as discussões e com as paixões platônicas, as decepções podem fazer um grande efeito se abater sobre nós.
Cobertura espiritual
- Devemos sempre ter alguém para nos cobrir em oração e em aconselhamento, isso pode ser crucial na vida de qualquer cristão.
- Ter alguém que sempre está como autoridade espiritual sobre nossa vida, não como autoridade ministerial, mas sim como um suporte e apoio, isso é benção.
- Ter alguém que pode sempre nos abençoar, orar e até mesmo nos aconselhar em questões complicadas é um padrão divino para nós. É como se fosse um discipulado.
- Discipular também é um principio de proteção espiritual, onde sempre haverá alguém responsável por cobrir alguém espiritualmente.

Edificar a Família é Guerra Espiritual 
Deus precisa de um coração convertido e disposto a lutar pela família para realizar o milagre de transformar casas em lares. Quando Golias enfrentava o povo de Deus, julgava-se o dono da situação. Porém, quando Davi, servo do Senhor, o venceu, foi provado que Deus, verdadeiramente, exerce todo o comando. Não interessa quantos Golias se levantem, pois com a unção do Deus de Israel, nós os venceremos.
Não permita que o inimigo vença você, lute contra. Você é filho legítimo e tem autoridade para confrontar os gigantes. Você é  mais do que vencedor e sua Família alcançará a vitória plena. Uma batalha na Família não deve destruí-la, deve sim  tornar seus membros melhores guerreiros.

O diabo está usando uma estratégia de similaridade de Família, com o objetivo de contaminar a ideia original e verdadeira, levantando falsos profetas que pregam sobre o assunto, porém num padrão enganoso. Fique atento, pois Família edificada sobre a Rocha é somente aquela cujo centro é o Cristo. 

A melhor maneira de lutar nessa guerra, é confiar nAquele que vai à nossa frente, o Grande General . "Eu irei adiante de ti, e tornarei planos os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro" (Is 45:2).

O Senhor Todo Poderoso, Senhor dos Exércitos, desce do Trono em rios de água viva para inundar  o  nosso  espírito.   Jamais  seremos envergonhados, essa é a nossa herança, diz o Senhor dos Exércitos. "Vós, pois, sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado." (Jl 2:27)

Toda arma forjada contra você e sua Família não prosperará, e toda língua que se levantar contra sua Família, o Senhor a condenará em juízo (Is. 54:17); por um caminho se levantarão, mas por sete fugirão de sua presença, pois o Eterno é seu escudo e sua espada; a Família não será atingida. "O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos rugirão da tua presença." (Dt 28:7). 

E faço minhas as palavras do Profeta Eliseu ao seu servo que estava paralisado ao ver no horizonte, as força do Inimigo.
"Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu" (II Reis 6:17)

Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
1 João 4:4

Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.
Lucas 10:19


Podemos concluir dizendo que Satanás se opõe a obra da família e anela em destruí-la; no entanto, jamais o faz sem a permissão, limitação e supervisão divina. O problema é quando nos preocupamos demais no que Satanás nos “aprontará” se fizermos isso ou aquilo para o Reino de Deus.
ETED (ESTUDOS)
EDNEIDE SANTANA!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A INVEJA?

O que a Bíblia diz sobre a inveja?



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a inveja?"

Resposta:
Quando usamos a palavra inveja, estamos nos referindo a ter inveja de alguém por ter algo que não temos. Esso tipo de inveja é um pecado e não é uma característica de um Cristão – isso só mostra que ainda estamos sendo controlados pelos nossos próprios desejos (1 Coríntios 3:3). Gálatas 5:26 diz: “Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”.

A Bíblia nos diz que devemos ter um tipo de amor tão perfeito quanto o que Deus tem por nós. “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal” (1 Coríntios 13:4-5). O mais que nos focalizamos em nós mesmos e nos nossos próprios desejos, o menos poderemos nos focalizar em Deus. Quando endurecemos nossos corações para a verdade, não podemos nos voltar a Jesus e deixar que Ele nos cure (Mateus 13:15). No entanto, quando deixamos que o Espírito Santo nos controle, Ele vai produzir em nós o fruto da nossa salvação, que são amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22-23). Tiago 3:15 diz: “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica”.

Ter inveja indica que não estamos satisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos, pois Deus nunca vai nos deixar ou abandonar (Hebreus 13:5). Para combater o sentimento de inveja, precisamos nos tornar mais como Jesus e menos como nós mesmos. Podemos fazer isso ao estabelecer um relacionamento pessoal com Deus. Podemos conhecê-lO mais através de estudos bíblicos, oração e de ir à igreja. À medida que aprendemos a servir a outras pessoas ao invés de nós mesmos, nossos corações começam a mudar. “Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).


EDNEIDE SANTANA!!


VERSICULOS SOBRE INVEJA

Versículos de Inveja

Inveja na Bíblia
O coração em paz dá vida ao corpo,
mas a inveja apodrece os ossos.
Provérbios 14:30

Esse tipo de "sabedoria" não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca.
Tiago 3:15

Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
Gálatas 5:26

Outros Versículos encontrados:
Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã. Por isso disse a Jacó: "Dê-me filhos ou morrerei!"
Gênesis 30:1
Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi.
1 Samuel 18:9
O ressentimento mata o insensato,
e a inveja destrói o tolo.
Jó 5:2
Não se aborreça por causa dos homens maus
e não tenha inveja dos perversos;
Salmos 37:1
Por que, ó montes escarpados,
estão com inveja do monte que Deus
escolheu para sua habitação,
onde o próprio Senhor habitará para sempre?
Salmos 68:16
Pois tive inveja dos arrogantes
quando vi a prosperidade desses ímpios.
Salmos 73:3
Quando o meu coração estava amargurado
e no íntimo eu sentia inveja,
Salmos 73:21
No acampamento
tiveram inveja de Moisés e de Arão,
daquele que fora consagrado ao Senhor.
Salmos 106:16
Não tenha inveja de quem é violento
nem adote nenhum dos seus procedimentos,
Provérbios 3:31
O coração em paz dá vida ao corpo,
mas a inveja apodrece os ossos.
Provérbios 14:30
Não tenha inveja dos ímpios,
nem deseje a companhia deles;
Provérbios 24:1
Não se aborreça por causa dos maus,
nem tenha inveja dos ímpios,
Provérbios 24:19
O rancor é cruel e a fúria é destruidora,
mas quem consegue suportar a inveja?
Provérbios 27:4
Para eles o amor, o ódio e a inveja
há muito desapareceram;
nunca mais terão parte em nada
do que acontece debaixo do sol.
Eclesiastes 9:6
Eu o fiz belo com rica ramagem,
a inveja de todas as árvores do Éden,
do jardim de Deus.
Ezequiel 31:9
Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso?'
Mateus 20:15
Porque sabia que o haviam entregado por inveja.
Mateus 27:18
as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.
Marcos 7:22
sabendo que fora por inveja que os chefes dos sacerdotes lhe haviam entregado Jesus.
Marcos 15:10
Então o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, membros do partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja.
Atos dos Apóstolos 5:17
"Os patriarcas, tendo inveja de José, venderam-no como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele
Atos dos Apóstolos 7:9
Quando os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo.
Atos dos Apóstolos 13:45
Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.
Atos dos Apóstolos 17:5
Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros,
Romanos 1:29
Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.
Romanos 13:13
porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?
1 Coríntios 3:3
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
1 Coríntios 13:4
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Gálatas 5:21
Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
Gálatas 5:26
É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade.
De fato, continuarei a alegrar-me,
Filipenses 1:15

EDNEIDE SANTANA!!


domingo, 17 de agosto de 2014

CONCEITO BÍBLICO DE ESPIRITUALIDADE



DEUS


conceito bíblico de espiritualidade 
Todos desejamos viver uma espiritualidade
profunda, um grande comprometimento
com a Palavra. Mas, que é ser espiritual?
Que é ser comprometido com os ensinos das Escrituras?
Tudo começa com o novo nascimento.

Ser espiritual é nascer de novo, é ser regenerado,
é ter uma nova natureza, é ter privilégios
e também grandes responsabilidades
no Reino de Deus.

O pecado escraviza o homem. Por isso, o ser humano muitas vezes faz o que não deseja, Rm 7: 15-25. Não basta força de vontade para mudar de vida. Só Jesus nos dá liberdade total, Lc 4: 18. Aquilo que fazíamos e nos prejudicava, deixamos de fazer através do poder de Deus, atuando a favor de nossa libertação.
Espiritualidade é ser uma nova criatura
Vivendo com uma nova natureza. 2 Coríntios 5: 17 mostra que o maior milagre na vida humana é a regeneração. Em Cristo, você se torna nova criatura. A velha natureza, que podia ter inclinações para a indisciplina, a feitiçaria, o engano, o ateísmo e tudo que contraria os valores de Deus foi transformada.
Vivendo na força do Senhor Jesus Cristo. Nos primeiros momentos da conversão existe a alegria, a paz do Espírito, a segurança de ter Deus sempre ao lado e a intenção de contar a todos a nova vida em Cristo. No entanto, as circunstâncias da vida fazem as dúvidas surgirem. A tentação parece estar mais próxima do que nunca. O sentimento de incapacidade para vencer tenta dominar o coração.
Em Efésios 6: 10-20, Paulo afirma que a nova vida só pode ser vivida através da fortaleza de Deus em nós. E isso é conseguido através da comunhão com o Espírito, com a leitura e meditação da Bíblia e vida de oração.
Vivendo com novas pessoas. Através das reuniões com os membros da igreja, da convivência com os irmãos, com os períodos de louvor, do ensino e aprendizado da Bíblia, do tempo de oração e jejum, você receberá ajuda para viver a nova realidade de vida, a vida cristã.
Passando a freqüentar as atividades da igreja, será possível receber orientações de pessoas mais experientes que estão "crescendo na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo", 2 Pedro 3: 18. Mas, também, perceberá que as pessoas possuem qualidades e defeitos. Procure ver os pontos fortes dos membros e orar para que Deus os ajude a superar as suas fraquezas.

          Espiritualidade é ter um novo procedimento
Todo o propósito da vida cristã é glorificar a Deus. Todas as palavras que dizemos, toda nossa submissão aos preceitos de Deus, toda convivência com os outros, todo emprego das responsabilidades dadas por Deus através dos dons e talentos, todo modo de agir diante das oportunidades ou circunstâncias da vida - tudo deve ser procedido de tal forma que glorifique a Deus, Cl 3: 23.
Toda atitude deve mostrar que a vida não é mais a mesma. Se você tinha o hábito de mentir, não mente mais (Ef 4: 25; Jo 8: 44), reconhecendo que o diabo é o pai da mentira. Se guardava raiva de alguém, não guarda mais, Ef 4: 26-27.
Ao escrever aos Coríntios, o apóstolo Paulo, decepcionado com a conduta daqueles irmãos, afirmou que não pudera dirigir-se a eles como a espirituais e sim como a carnais, como a crianças em Cristo, 1Co 3: 1. Por que uma palavra tão dura? Porque aqueles crentes eram imaturos. Falavam em línguas estranhas, mas também brigavam nos tribunais pagãos. A igreja era um foco de divisões. A velha natureza não estava completamente submetida ao senhorio de Cristo. As atitudes demonstram seu grau de maturidade.
Todo momento deve ser próprio para falar com Deus e ouvir Deus falar. Você deve cultivar uma vida de comunhão com Deus através da oração. Suas necessidades pessoais, problemas familiares, dúvidas quanto à fé, dificuldades diárias devem ser levadas a Deus através da oração, Fp 4: 6.
A intercessão por outras pessoas é importante. Saiba que sempre haverá alguém intercedendo por você. Com isso, você fala com Deus. Mas, quando você lê a Bíblia, Deus fala com você. Ela não apenas instrui sobre doutrinas, mas ensina como ter atitudes que agradem a Deus.
 
Espiritualidade é desfrutar de privilégios em Cristo
Privilégio de ser filho de Deus. Aquele que aceita Cristo é colocado na posição de filho de Deus (Jo 1: 12; Rm 8: 15-17), tornando-se herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo. O nascimento espiritual faz do crente um novo membro da família de Deus. Com isso, você pode amar e ser amado, fazer amigos e ser amigo, ajudar e receber ajuda, compartilhar dificuldades e ajudar solucionar problemas da sua família e dos outros.
Privilégio de ter um relacionamento especial com Deus. O autor de Hebreus (4: 14-15) mostra que temos acesso direto a Deus mediante Jesus. Cada cristão pode falar diretamente com Deus, sem precisar de nenhum intermediário além de Cristo. Nos momentos em que nos sentimos derrotados, podemos buscar a Deus e teremos resposta, Sl 34: 4. Receberemos o equipamento espiritual necessário, a armadura de Deus, para termos uma vida de nova criatura, vida de quem nasceu de novo.
Privilégio de ser liberto das trevas. Através da libertação do poder do pecado e do reino das trevas, podemos prestar serviços agradáveis a Deus. Em 1 Pedro 2: 10 vemos que éramos servos do pecado, mas Cristo nos resgatou e nos tirou da influência das trevas, levando-nos para a sua maravilhosa luz.
Conclusão
O crente espiritual procura agradar a Deus. Tudo aquilo que era praticado naturalmente, sem pesar a consciência ou deixar sentimento de culpa, é abandonado. Essa nova forma de ser é gerada pelo Espírito Santo.

..................................


                              Revista de Estudos Bíblicos Aleluia 
EDNEIDE SANTANA!!

domingo, 3 de agosto de 2014

IDOLATRIA (TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NA BÍBLIA )

O QUE DIZ A BIBLIA SOBRE A IDOLATRIA?
TEMA: O QUE DIZ A BÍBLA SOBRE A IDOLATRIA?

I – DEFINIÇÃO E TERMOS RELACIONADOS A IDOLATRIA:
1. Ídolo: Estátua, figura, ou imagem que representa uma divindade e que é objeto de
adoração; Objeto de grande amou, ou de extraordinário respeito.
2. Idolatria: Adoração de ídolos. Ato de prestar culto divino a criaturas.
3. Idólatra: Que diz respeito à idolatria. Que presta culto ou adoração aos ídolos.
4. Idolatrar: Praticar a idolatria; adorar ídolos
5. Adorar: Reverencia, venerar, Prestar culto a alguém ou algum objeto, Se curvar,
reverenciar o ser adorado.

II – DIZ A BÍBLIA QUE OS ÍDOLOS NÃO PODEM SALVAR NINGUÉM, POIS SÃO APENAS PEDAÇO DE PAU, E QUEM INVOCA SEU FAVOR SE TORNA SEMELHANTE A ELAS E ESTÃO ENGANADOS:
• (SALMOS 115.1-8)
1. São feitos pelas mãos de homens(v.4)
2. Tem boca, mas não fala, tem olhos mais não vê(v.5)
3. Tem ouvidos, mas não ouvem. Tem nariz, mas não cheiram(v.6)
4. Tem mãos, mas não apalpam, tem pés, mas não andam, não podem emitir som de sua garganta(v.7)
5. E a todas as pessoas que fabricam os ídolos e confiam neles, se tornam semelhantes a eles, como foi apresentado acima.
• (ISAÍAS 44. 9-20)
1. As imagens de escultura são nada(v.9)
2. Não tem nenhum préstimo as imagens de escultura(v.10)
3. Os que criam a imagem de escultura é feita pelo homem e seus seguidores ficaram confundidos.(v.11)
4. As esculturas são de fabricação dos homens, por isso se tornam impotentes(vs 12-16)
5. Os homens que se ajoelham diante de uma imagem e escultura feita pelo homem e se curva diante dela e faz sua oração pedindo livramento, nada sabe, nem entende, estar fora de si e não tem conhecimento. Pois estar comentando abominação ao Senhor(vs. 17-19)
6. Tal homem que se curva diante de uma imagem de escultura estar com seu coração iludido, pois tal escultura não ode salvá-lo, pois nela não existe esse poder(v.20)
• ( JEREMIAS 10.1-5)
1. Deus diz que os costumes dos homens de buscar ajuda junto aos ídolos é um costume espantoso(v.2)
2. Espanto porque buscam ajuda a um ídolo criado pela mão do homem(v.3)
3. Enfeitado com prata e fixado para que não caiam(v.4)
4. Deus diz que tais ídolos são como espantalho em pipinal. Eles é quem precisam da ajuda do homem para se mover e não o homem deles, pois neles não estar fazer o bem, nem mal.(v.5)
• (ISAÍAS 45.20)
1. Buscar a ajuda dos ídolos é loucura, nada sabem os que buscam ajuda dos ídolos e andam em procissão, fazendo suplica a um deus que não podem salvar.
III – A IDOLATRIA É PROIBIDA NA BÍBLIA POR DEUS, TANTO NO ANTIGO COMO NO VELHO TESTAMENTO:
• NO ANTIGO TESTAMENTO:
1. ÊXODO 20.1-5:
1.1. Não terás outros deuses diante de mim(v.3)
1.2. Não farpas para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que há no céu ou debaixo da terra(v.4)
1.3. Não te curvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, Sou Deus zelozo(ciumento)(v.5)
2. LEVÍTICOS 19.4:
2.1. Não vos virareis para os ídolos,(v.4ª)
2.2. Nem vos fareis deuses de fundação.(v.4b)
2.3. Eu sou o Senhor vosso Deus(v.4c)
3. LEVÍTICOS 26.1
3.1. Não fareis para vós outros ídolos(v.1ª)
3.2. Nem vos levantareis imagem de escultura nem coluna(v.1b)
3.3. Nem poreis pedra com figuras na vossa terra(v.1c)
3.4. Para vos inclinardes a ela(v.1d)
3.5. Porque eu sou o Senhor vosso Deus(v.1e)
• NO NOVO TESTAMENTO:
1. 1CORÍNTIOS 10.14, 19-22
1.1. Portanto, meu amados, fugi da idolatria(v.14)
1.2. Tudo que é sacrificado aos ídolos não são oferecidos a Deus, mais aos demônios(v.19-20)
1.3. Não podemos ser de Deus e dos demônios, como se diz: oferecer uma vela a Deus e outro ao Diabo(v.21)
1.4. Quem sacrifica aos ídolos, estar lutando contra Deus(v.22)
2. 1 JOÃO 5.21
2.1. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos(v.21)

III – O QUE ACONTERÁ COM OS IDOLATRAS QUE ADORAM OS ÍDOLOS E AS IMAGENS DE ESCULTURA, OS QUE PRESTAM CULTO A ELAS E AS INVOCAM ATRAZ DE SOCORRO? Vejamos o que diz a bíblia em várias passagens:
1. 1CORÍNTIOS 6.9: (“ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados(àqueles que se deixam usar de modo antinatural, confira Romanos 1.24-28), nem sodomitas(aos homossexuais ativos), nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.”)
1.1. Deus cita uma lista de praticas desenvolvidas pelos homens, nas os impossibilitam de herdar o reino de Deus(céu)
1.2. Entre essas praticas a IDOLATRIA se faz presente.
2. EFÉSIOS 5.5: (“Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”)
2.1. Novamente a idolatria estar relacionada com outras atitudes que impedem a entrada no reino de Deus e de Cristo.
2.2. Isso deixa claro que aqueles que praticam idolatria, não irão para o céu.
3. APOCALIPSE 21.7-8: (“Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”)
3.1. No versículo 6 é dito por Deus que ele dará de graça da fonte da vida . No versículo 7 Ele diz que o vencedor herdará as coisas que são alistadas no versículos no versículo 4 a 7.
3.2. No versículo 8 Ele mostra uma classe de pessoas que não desfrutaram das coisas mencionadas nos versículos 4 a 7 do capítulo 21. Entre elas estão os idolatras, os que terão como herança o lago de fogo e enxofre, no lugar do reino de Deus.
4. APOCALIPSE 22.15: (“Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras, e todo aquele que ama e pratica mentira.”)
4.1. Leia com atenção todos os versículos que antecedem o versículo 15, verás que Deus estar falando de céu e de suas maravilhas.
4.2. Mas no versículo 15 ele cita uma relação de pessoas que ficarão fora do céu e não desfrutarão das maravilhas da cidade santa. Entre os grupos citados estão os idólatras, os que adoram, veneram, prestam culto a estatua ou imagem de escultura. Os que fazem oração a ídolos que não podem responder e confiam a sua confiança em objetos criados por homens e não em Deus.

CONCLUSÃO: Devemos tomar uma decisão com que vamos ficar, se com a Bíblia ou com as tradições que recebemos dos nossos pais e da nossa religião. Aconselho que você fique com a Bíblia, pois ela é a Palavra de Deus e devemos ter as nossas crenças baseadas nela e não nas tradições adquiridas por nossos familiares. Veja o que diz Mc 7. 1-13, os fariseus invalidavam a Palavra de Deus seguindo a tradição e Jesus condenou isso. Cabe a você observar o que diz a bíblia e obedece-la, não interessa se a tradição fala diferente da Bíblia, o que importa pra você é o que diz a Bíblia e não a tradição. Que Deus o ajude, a tomar a decisão certa, mesmo quando esta venha ferir tudo aquilo que você julgava certo. Talvez você queira argumentar que não é um idolatria e que não pratica idolatria, mas porque você tem imagens de escultura na sua casa? Uma vez que a bíblia como você viu neste estudo, proibi totalmente a fabricação delas. Como você faz oração ajoelhado ou mesmo em pé diante delas? Isso segundo a bíblia é idolatria e não é agradável diante de Deus, agora você tem um conhecimento bíblico do assunto, cabe a você seguir a Bíblia ou não. Mas esteja consciente das implicações ou das conseqüências que sobrevirão a você caso não dar ouvidos a Palavra de Deus (OPINIÃO DE VÁRIOS TEÓLOGOS )


EDNEIDE SANTANA!!

VERSÍCULOS DE IDOLATRIA

Versículos de Idolatria
Idolatria na Bíblia
"Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o ­Senhor, o Deus de vocês.
Levítico 19:4

Pois a rebeldia
é como o pecado da feitiçaria;
a arrogância, como o mal da idolatria.
Assim como você rejeitou
a palavra do Senhor,
ele o rejeitou como rei".
1 Samuel 15:23

Os ídolos deles, de prata e ouro,
são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar;
olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir;
nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar;
pés, mas não podem andar;
e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem
e todos os que neles confiam.
Salmos 115:4-8

Algumas das autoridades de Israel vieram e se sentaram diante de mim. Então o Senhor me falou: "Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem? Ora, diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Quan­do qualquer israelita erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante do seu rosto e depois for consultar um profeta, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele conforme a sua idolatria. Isto farei para reconquistar o coração da nação de Israel, que me abandonou em troca de seus ídolos. "Por isso diga à nação de Israel: Assim diz o Soberano, o Senhor: Arrependa-se! Desvie-se dos seus ídolos e renuncie a todas as práticas detestáveis! "Quando qualquer israelita ou qualquer estrangeiro residente em Israel separar-se de mim, erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante de si e depois for a um profeta para me consultar, eu, o Senhor, eu mesmo, responderei a ele. Voltarei o meu rosto contra aque­le homem e farei dele um exem­plo e um objeto de zombaria. Eu o eliminarei do meio do meu povo. E vocês saberão que eu sou o Senhor. "E, se o profeta for enganado e levado a proferir uma profecia, eu, o Senhor, terei enganado aque­le profeta e estenderei o meu braço contra ele e o destruirei, tirando-o do meio de Israel, o meu povo.
Ezequiel 14:1-9

Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.
1 Coríntios 10:14

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
Colossenses 3:5

"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Êxodo 20:3-4

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
Romanos 1:22-23

Filhinhos, guardem-se dos ídolos.
1 João 5:21

"Aqueles que acreditam
em ídolos inúteis
desprezam a misericórdia.
Jonas 2:8

Grande será o sofrimento
dos que correm atrás de outros deuses.
Não participarei dos seus sacrifícios de sangue,
e os meus lábios nem mencionarão
os seus nomes.
Salmos 16:4

Então as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém clamarão aos deuses aos quais quei­mam incenso, mas eles não poderão salvá-los quando a desgraça os atingir.
Jeremias 11:12

O restante da humanidade que não morreu por essas pragas nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar.
Apocalipse 9:20

"Ajuntem-se e venham; reúnam-se,
vocês, fugitivos das nações.
São ignorantes aqueles que levam
de um lado para outro
imagens de madeira,
que oram a deuses que não podem salvar.
Isaías 45:20

Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: "O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra".
1 Coríntios 10:7

Sua terra está cheia de ídolos.
Eles se inclinam diante da obra
das suas mãos,
diante do que os seus dedos fizeram.
Isaías 2:8

Outros Versículos encontrados:
Pois a rebeldia
é como o pecado da feitiçaria;
a arrogância, como o mal da idolatria.
Assim como você rejeitou
a palavra do Senhor,
ele o rejeitou como rei".
1 Samuel 15:23
Quando Jorão viu Jeú, perguntou: "Você vem em paz, Jeú?"
Jeú respondeu: "Como pode haver paz, enquanto continuam toda a idolatria e as feitiçarias de sua mãe, Jezabel?"
2 Reis 9:22
mas sim nos caminhos dos reis de Israel, levando Judá e o povo de Jerusalém a se prostituírem na idolatria como a família de Aca­be. E ainda assassinou seus próprios irmãos, membros da família de seu pai, homens que eram melhores do que você.
2 Crônicas 21:13
Ora, diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Quan­do qualquer israelita erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante do seu rosto e depois for consultar um profeta, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele conforme a sua idolatria.
Ezequiel 14:4
Vocês sofrerão o castigo de sua cobiça e as consequências de seus pecados de idolatria. E vocês saberão que eu sou o Soberano, o Senhor".
Ezequiel 23:49
Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.
1 Coríntios 10:14
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
Gálatas 5:20
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
Colossenses 3:5

No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.
1 Pedro 4:3

A HISTORIA DE MARIA MADALENA ( RESUMO)

A história de Maria Madalena na Bíblia Maria Madalena, como era chamada, foi uma discípula e seguidora de Jesus . Ela foi cura...